ARTICULISTAS

Poesia: pra quê?

Para muita gente boa, poesia é o ápice da criação literária

Renato Muniz Barretto de Carvalho
Publicado em 17/08/2019 às 09:59Atualizado em 17/12/2022 às 23:31
Compartilhar

Para muita gente boa, poesia é o ápice da criação literária. Dizem que um bom poema é capaz de atingir o fundo da alma ou o ponto mais secreto do cérebro, pode fazer chorar, sorrir e estimular o raciocínio do mais insensível ser humano. Tenho muitos conhecidos que guardam, ao lado de fotografias de pessoas queridas, um poeminha predileto. Quem nunca guardou uma poesia escondida na dobra da carteira ou no fundo da bolsa, que atire a primeira pedra! Aliás, “tinha uma pedra no meio do caminho...”. Para outros, e ainda bem que são poucos, poesia é algo inútil. Eu fico com os primeiros. 

O João, por exemplo, é um amigo classificado entre os primeiros: ele adora poesias. Em relação aos que não gostam, prefiro nem comentar ou citar nomes. Ninguém é obrigado a gostar, mas o João é professor de História e me contou que tem um acervo de mais de cem poesias para uso em suas aulas. Todo início de aula, ele pede a um aluno que vá à frente da sala e declame uma poesia. Os alunos são encarregados de trazer a poesia. Se não trouxerem, e isso não é uma coisa que o aluno é forçado a fazer, o João já tem a poesia e saca na hora, do próprio bolso. Ele diz que poesia tem de estar pronta pra usar, de preferência num lugar acessível. Quando menos se espera, vamos precisar de uma, portanto, é gênero de primeira necessidade.

O João me disse que nenhum aluno é coagido a se tornar poeta, muito menos crítico literário, ele apenas mostra a importância dos textos literários. Gostar é outra coisa, deve ser espontâneo, vem com o tempo, mas deve-se garantir o acesso a eles, senão fica difícil apreciar e entender.

Tem poesia de tudo quanto é jeito, estilo, formato, tamanho e mil coisas que nem sei se saberia mencionar. Tem pra tudo quanto é gost antigas, modernas, as do futuro, as que todo mundo decora, as que pouca gente conhece e as que nem existem ainda, as que virão, porque poesia é uma coisa que nunca vai acabar. Tem poesia com rima, sem rima, tem poema visual, com temática política, amorosa, religiosa, sensual, histórica, etc. Basta escolher! Tem na internet, inclusive dos maiores poetas, os atuais e os antigos. Tem do Camões, do Fernando Pessoa, do Olavo Bilac, do Drummond, do Manuel Bandeira e de poetas que estão começando agora. 

É pena, mas existem os que não sabem nada disso! Há os que acham poesia algo muito estranho, subversivo, enigmas de outro mundo, um desassossego, e aqueles que não querem saber dela em lugar algum. Ainda bem que tem os que colocam poesias nos postes, nos muros, nos ônibus, na internet, no metrô, nas praças e até publicam livros. Vou te revelar um segred sem poesia não haverá futuro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por