JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 21 de agosto de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Medo de se conhecer

Nesta busca incansável pelo sucesso e pela felicidade, há um aspecto muito importante

19/07/2019 - 00:00:00. - Por Eliana Barbosa

Nesta busca incansável pelo sucesso e pela felicidade, há um aspecto muito importante para ser refletido: as realizações só começam a acontecer quando você parar de reclamar dos outros e das situações e começar a agir, assumindo o leme de seu destino. E este controle efetivo de sua vida é possível quando você está completamente familiarizado com a prática do autoconhecimento – dar um mergulho nas profundezas do seu ser e voltar à tona consciente de quem realmente você é,  sem desculpas ou falsas aparências.

Entretanto, este processo de autoconhecimento pode parecer como algo bem doloroso, quando você sente  medo de encarar seu próprio “eu” e de se expor até para si mesmo. Além disso, há o temor da responsabilidade de ter que mudar, pois é muito mais cômodo olhar para fora de si próprio e só ver o que os outros estão fazendo contra você.

Então, o grande desafio é você se permitir se conhecer e, através de valiosas práticas de autoconhecimento, perceber quanto mal você tem feito a si mesmo, quando se recusa a demonstrar suas emoções e insiste em manter dentro de si o rancor e a revolta.

Assim como grandes sábios da Humanidade ensinaram, comece a exercitar esse saudável “olhar interior” todas as noites, antes de se deitar: faça um levantamento do dia, do quanto você contribuiu e do quanto você custou para a vida naquelas 24 horas.

Ao fazer este trabalho de interiorização, é importante valorizar-se pelas conquistas e ter gratidão pelos apoios que você recebe todos os dias, invariavelmente, quer seja do Universo, quer seja o suporte de ombros amigos que a própria Providência Divina encaminha até você. Aproveite este momento para também fazer um compromisso consigo próprio de se melhorar dia a dia, pensando positivamente, vivendo emoções construtivas e agindo no sentido de crescer e de ser instrumento para o crescimento daqueles que o cercam.

Praticar o autoconhecimento é você descobrir sua luz interior e ter coragem para se deparar com seu lado ainda sombrio. Chegou a hora: Marque um encontro consigo mesmo, comemore suas conquistas, aceite suas fraquezas e, de uma vez por todas, pare de correr desta pessoa tão especial que é... Você!

(*) life coach, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento,  apresentadora de programas em TV e rádio, e ministra  palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos
Conheça melhor as suas atividades profissionais no site
www.elianabarbosa.com.br
Contato:
eliana@elianabarbosa.com.br

 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia