JM Online

Jornal da Manhã 50 anos

Uberaba, 10 de agosto de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

FALANDO SÉRIO

Continua depois da publicidade



Violência obstétrica causa dor física e emocional em Uberaba

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

24/06/2022 - 19:53:15. - Por Wellington Cardoso

Vereadora Rochelle provoca o debate

Assustadora e constrangedora a violência obstétrica a que são submetidas muitas mulheres, inclusive em Uberaba, relatada pela doula Gabriela Nascimento em audiência pública na Câmara por iniciativa da vereadora Rochelle. A ausência formalizada de denúncias esconde as ocorrências.

Várias formas
Segundo a profissional, que também é técnica em enfermagem, mulheres têm passado por diferentes formas de violência obstétrica, psicológica ou física.

Experiências
Casos registrados na memória vão de médico mostrar ao marido os próprios dedos ensangüentados após fazer doloroso exame de toque na gestante; parturiente que perde o filho e é colocada em quarto em que estão outras com recém-nascido nos braços; cortes de vulva à revelia da paciente a até piadinhas.

Desrespeito
Gabriela citou que nem sempre o desejo da mãe de ter um parto normal é respeitado, fazendo-se, a título de exemplo, o agendamento de cesariana simplesmente para adequar a agenda do médico que precisa viajar.

Mortes
Por sua vez, a enfermeira obstétrica Vanessa Gomes Sabino disse que “os maus-tratos e ‘verdades absolutas’ ditas em consultório” configuram violência obstétrica. E mais: “mulheres estão morrendo por causas evitáveis negligenciadas no pré-natal com práticas defasadas”.

Votação
No início do segundo semestre, a Câmara deve votar projeto de lei de autoria de Rochelle dispondo sobre a implantação em Uberaba de medidas de informações às gestantes e parturientes. Objetivo é fazer com que as mulheres conheçam e tenham os seus direitos respeitados.

Denúncia
PL contra a violência obstétrica também propõe e estimula que as gestantes denunciem comportamentos reprováveis onde forem atendidas, inclusive ao Ministério Público e à Delegacia de Mulheres.

De fora
Fundo de investimentos HSML11, novo proprietário do Shopping Uberaba, alertou aos seus cotistas que a área ocupada pelo Supermercado Bretas não faz parte do negócio. Negociações de transferência do controle do shopping consumiram mais de um ano de tratativas.

Faz por merecer
A Expresso RS, detentora de contrato para fazer o transporte escolar rural para a Secretaria de Educação há muito faz por merecer uma penalidade rigorosa por parte da Prefeitura. Desde fevereiro, a empresa já foi notificada seis vezes por irregularidades em seus veículos.

Zero multa
Até agora, porém, a RS não recebeu sequer uma multa pelo descaso com que vem tratando o transporte de crianças e adolescentes da rede municipal de ensino. E a própria Prefeitura.

Indignado
Ao retornar de mais uma viagem a Belo Horizonte, o advogado Paulo Leonardo externou sua indignação com o estado da pista da BR-262, entre Uberaba e Araxá: “Um lixo”. Ele passou por dois acidentes na rodovia não duplicada com uma vítima fatal.

Agora tem regra
Depois de tantas gafes e outros comportamentos reprováveis em audiências virtuais, o Conselho Nacional de Justiça decidiu estabelecer algumas regras para a sua realização. Entre elas, o juiz terá de usar terno ou toga e estar em ambiente adequado como fundo.

Ostentação
Entre empresários investigados na Operação Monturo existe quem continuasse exteriorizando sinais de riqueza antes da operação desta 6ª feira. Diante do quadro, isso é o mesmo que chamar os órgãos de controle para uma visita à sua residência.

Haja fôlego
A criação da 6ª Vara Cível de Uberaba desafogará um pouco o trabalho das outras cinco. Os 7 mil e 400 processos, em média, existentes nas antigas serão reduzidos para 6 mil 166. Estão em tramitação cerca de 37 mil ações e a elas se somam outras 400 a cada mês.

Previsão
Engenheiro, o vice-prefeito disse que a recuperação da avenida Filomena Cartafina, anunciada pelo Estado, “não vai durar três anos”. Moacyr acrescentou ter gostado (sic) do carinho do governador Zema com Uberaba.

Metralhadora
Vereador China anunciou que levará ao Ministério Público as reclamações de mães de alunos da Escola Terezinha Hueb de Menezes. Queixas vão de falta de higiene a perseguição a estudantes, passando pela qualidade da alimentação servida – frisou.

Colegas
Ainda sobre o “uberabense” Gildo Macedo Lacerda, morto sob tortura em 1973, ele foi colega de Dilma Rousseff no Curso de Economia da UFMG. Gildo foi expulso da universidade por causa da sua militância contra o Governo e passou a viver na clandestinidade.

Emenda paga
APAE recebeu este mês R$ 192 mil de emenda do deputado federal subtenente Gonzaga.

Madrugando
Promotor Zé Carlos Fernandes e o delegado Mário Veloso amanheceram no prédio da PF para dar algumas orientações aos agentes sobre o cumprimento dos mandados de busca e apreensão da Operação Monturo 2. Às 6h já estava todo mundo nas ruas.

Abatido
Policiais penais derrubaram a tiros, na noite de 4ª feira, drone que sobrevoava a penitenciária de Patrocínio e levava três celulares, carregadores e três chips, provavelmente para detentos.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia
Fechar