JM Online

Jornal da Manhã 50 anos

Uberaba, 19 de agosto de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

FALANDO SÉRIO

Continua depois da publicidade



Após IPTU, contribuintes pagarão taxa de contribuição mensal ao município

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

17/06/2022 - 21:53:48. - Por Wellington Cardoso Última atualização: 18/06/2022 - 17:22:58.

Uma série de mandados de segurança emperra a assinatura do contrato de concessão de resíduos sólidos do Convale, de leilão vencido pelo Consórcio S (Soma e Seleta). Não há perspectiva de data para o desfecho do processo da concorrência.

Desconto
Para vencer o leilão, o Consórcio S ofereceu pouco mais de 30% de desconto sobre os valores estimados para o contrato com duração de trinta anos. E, sacramentada a vitória, que depende de julgamentos de ações judiciais, o consórcio se encarregará da coleta, transporte, tratamento e destinação dos resíduos sólidos de oito cidades, incluída Uberaba.

Cobrança
Os contribuintes pagarão a taxa de contribuição mensalmente e não mais à época do IPTU. Os valores serão calculados com base no consumo de água aferido pela Codau.

Troca no HC
Até o fim deste mês a EBSERH nacional apontará, dentre cinco sugeridos, o nome selecionado para assumir a Superintendência do Hospital de Clínicas da UFTM. Se prevalecer o que a direção da empresa prometeu à cúpula da universidade.

Preta Ana
Artista plástico Hélio Ademir Siqueira continua esboçando o memorial a ser construído na praça Magalhães Pinto em homenagem à Preta Ana, a uberabense heroína da Guerra do Paraguai. Quando concluído, será apresentado à Fundação Cultural.

Crítica a liminar
Colocando-se contra a realização, em Uberaba, das feiras de malhas vindas de outras cidades, Almir Silva deu também uma alfinetada no Judiciário. Disse o vereador pediu que “o pessoal que vive dando liminar para (a realização) dessas feiras, pense bem. Estão tirando o dinheiro daqui”.

Guerra
Essa é uma guerra de mais de quinze anos, em que os promotores de feiras de malhas têm levado a melhor sempre. Lojistas uberabenses reclamam, a Prefeitura já tentou criar alguns embaraços, mas elas continuam ocorrendo em nome da “liberdade econômica”.

Prestigiadas
E mais. Têm sido um sucesso de vendas, o que atesta a aprovação pelo consumidor. Há prejuízo para o comércio local? Claro que sim. Mas, não basta reclamar. É preciso encontrar formas de atrair a clientela.

Perdas
Ainda não existe um cálculo do impacto que a redução do ICMS terá na receita do município. Há uma estimativa de perda de R$ 7 bilhões/ano no Estado. Em Uberaba, essas perdas viriam do VAF, apurado anualmente para determinar a sua participação no rateio do ICMS.

Destrutivo
Lu Fachinelli desaprova alguns vídeos que têm circulado pelas redes sociais, no entendimento dela, destrutivos. E desabafa: “Legislar é um exercício duro para a gente ter que, depois de um dia de tanto trabalho, receber vídeos de quem passa o dia inteiro só usando a inteligência para a desconstrução”.

Como poucos
Ao discursar em nome dos homenageados na última entrega da Medalha Major Eustáquio, o delegado Felipe Colombari fez referência ao fundador de Uberaba e ao seu papel também de combater a violência no povoado depois transformado em freguesia.

Pura história
Contou, o chefe do 5º Departamento da PC que major Eustáquio, como responsável pelo policiamento da região, coibia a ação de marginais vindos de outras áreas e colocava os capturados para trabalhar em construções e serviços. “Era um grande protetor e construtor desta terra” – frisou.

Reprovação
Moacyr Lopes não aprovou a forma de agir do Executivo no episódio do veto ao PL da desburocratização de autoria de Caio Godoi. Para o vice, “o Executivo não pode fazer o que fez usando o Legislativo”.’

Voto aberto
O vice declarou também já ter definido o seu voto para deputado estadual. Votará e fará campanha para a vereadora Rochelle.

Cirurgia
Vereador China está na fila de transplante de córnea no seu olho esquerdo. Revelação foi feita por ele mesmo ao justificar ter se equivocado na hora de votar contra o veto. Votou pela manutenção do veto, mas fez questão de o seu equívoco ficar registrado em ata.

Merenda
Vence no início da semana que vem o prazo para a apresentação de recurso por empresas inabilitadas na licitação da merenda escolar. Um contrato de mais de R$ 26 milhões, no valor estimado.

Concorrência
Quatro empresas se apresentaram no processo, mas a Litucera Limpeza e Engenharia, de Vinhedo/SP, e Eixo Restaurantes, de Americana/SP, foram inabilitadas. Juntas, as duas respondem a mais de 2,3 mil ações trabalhistas.

Quer continuar
A Soluções de Serviços Terceirizadas, contratada em caráter emergencial por seis meses, no início do ano, tenta se manter como fornecedora da merenda. Nos dois primeiros meses de contrato, a Soluções recebeu algumas críticas, mas parece ter se estabilizado.

Conservadores
Mais um encontro de conservadores no Triângulo Mineiro: agora em Uberlândia, dias 1º e 2 de julho. Entre os convidados está Eduardo Bolsonaro. Objetivos: promover o debate sobre o papel do conservador na sociedade e a participação da direita no cenário político.

Lenta
A recuperação do mercado de trabalho para as empregadas domésticas, depois das várias demissões ocorridas em Uberaba durante a pandemia, ainda é muito lenta. O segmento, segundo o advogado Cléber Júnior, foi um dos que mais sofreram no período.

Causas
Se não bastassem as restrições de acesso à residência por pessoas que não fossem da família, muitos empregadores perderam renda e outros, por estarem confinados durante bom período do ano passado, passaram a fazer os serviços para os quais contratavam antes. 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia
Fechar