JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 04 de dezembro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Uberaba tem condenado com dívida protestada pelo MP

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

22/10/2021 - 20:40:53. Última atualização: 22/10/2021 - 20:41:37.

MP protesta multa
Uberaba está entre as cidades mineiras em que o Ministério Público, entre junho e outubro, protestou 173 sentenças condenatórias de penas de multa. Essas multas representam mais de R$ 634 mil. Também estão no pacote condenados de Ituiutaba, Perdizes, Patrocínio e Frutal.
 
Diálogo sim, mas
É senso comum entre os vários Coletivos de defesa de minorias, que só agora Uberaba começa a descobrir, o entendimento de que o governo municipal é realmente do diálogo. O problema, dizem, é que faltam as ações. E isso foi novamente exposto na audiência pública de 5ª feira.
 
Ignorados
A comunidade LGBT vem expondo com transparência e postura como se sente ignorada pelo poder público, quando se trata de ações concretas. E não é de agora. Não tem assistência à saúde e outros serviços de acordo com as suas especificidades (controle hormonal, por exemplo).
 
 
LGBTQIAP+ dá recados diretos e sem rodeios em audiência pública
 
Não ouvidos
E consideram que o diálogo também não é “por inteiro”, lembrando que não são ouvidos para a ocupação de cargo que tenha relação com o segmento como a antiga Coordenadoria de Políticas LGBT, que, recentemente, teve o nome alterado para Coordenadoria das Diversidades.
 
Sozinho
A referência foi ao coordenador Vinisim, que, como também frisou o vereador Túlio Micheli, lá estava sozinho para responder pela administração, assim como o secretário Sétimo Bóscolo esteve, em defesa própria, ao ser julgado na CPP das Vacinas. O que a coluna observou à época.
 
Mentira
Se não bastasse estar sozinho, o coordenador ainda ouviu de Túlio que ele havia mentido no seu pronunciamento ao dizer que o governo está promovendo políticas públicas para a comunidade LGBTQIAP+. “É mentira, não existe essa política” – sentenciou.
 
Corajoso
O vereador também elogiou “a coragem” de Vinisim de ir sozinho à audiência para, em seguida, contestar a sua afirmação de que o governo está junto com o segmento. “Por exemplo, quando foi que a assistência social procurou um deles(?)” – indagou.
 
Teje (sic) solto
Uberabense preso e condenado em Pirassununga por tráfico de drogas ganha no STJ o direito de recorrer da sentença em liberdade. Benefício que lhe havia sido negado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.
 
Tese acolhida
Superior Tribunal de Justiça acolheu os argumentos do criminalista Vitor Rachid, decidindo que inexistem motivos plausíveis para se negar a liberdade ao recorrente já que não estavam presentes os requisitos da prisão preventiva. O acusado é primário e sem antecedentes criminais.
 
A prisão
O uberabense foi preso em junho deste ano dentro de ônibus que fazia a rota São Paulo/Brasília, interceptado na Via Anhanguera por policiais militares. No bagageiro, mala continha drogas e houve a identificação do seu proprietário pelo tíquete numérico.
 
A droga
Em dois frascos de spray com fundo falso, os PMs encontraram 15 papelotes de cocaína e 17 gr de haxixe e maconha. A eles, o uberabense disse que a droga era para consumo, versão contestada pelo MP: “Ir a São Paulo para comprar essa quantidade...”?
 
Condenação
Quarenta dias depois, o acusado estava condenado a 7 anos em regime fechado e ao pagamento de 700 dias/multa. Agora, com o HC conseguido por Vitor Rachid, poderá acompanhar em liberdade a tramitação do seu recurso de apelação.
 
 
Obra quase concluída
Incluindo até meio-fio às margens da rodovia, a Secretaria de Serviços Urbanos praticamente concluiu nesta sexta-feira as obras de recuperação do trecho da BR-050 sobre a futura passagem subterrânea. Agora é necessário instalar as placas de sinalização de trânsito, padrão rodovia, para uma inspeção do Dnit e liberação do tráfego.
 
Lavou as mãos
Mesmo diante das advertências do ativista do SUS Jurandir Ferreira de que o Conselho Municipal de Saúde está sem mandato, a Secretaria de Saúde evitou comentar a questão com a coluna. Sugeriu que fosse procurada a presidente do conselho.
 
Riscos
A SMS corre o risco de ter questionada qualquer deliberação tomada em junto com o CMS a partir de manifestação do Ministério Público ou do Conselho Estadual eventualmente ratificando o posicionamento de Jurandir.
 
Paridade
Independente da duração do mandato prorrogado dos conselheiros, o CMS também está irregular quanto à paridade não observada na sua composição. Haveria cinco cadeiras vagas.
 
Atentado
O próprio Aelton Freitas, por msg de Whatsapp, negou à coluna ter sido vítima de um atentado na quinta-feira, no Pontal do Triângulo. Nesta 6ª feira, uma foto do parlamentar com a mão direita enrolada em um pano preto causou novas especulações.
 
No arquivo
Convênios e projetos deixados pelo ex-secretário Luiz Medina permanecem nos arquivos da FUNEL.
 
Indenização
Em Uberlândia, mulher negra suspeita de furtar um caldo Knorr, e por isso revistada diante de outras pessoas, em hipermercado, terá de ser indenizada com R$ 15 mil. A sentença é do juiz José Márcio Parreira.
 
Palhaçada
A aferição da temperatura corporal dos clientes em alguns estabelecimentos uberabenses é “pra inglês ver”. O aferidor sequer olha para a pessoa e o aparelho quando está conversando com outra. Pura palhaçada.
 
Então ta!
Diante de queixas de moradores das chácaras Jockey Park, invadidas por cachorros errantes, de que nenhuma providência foi tomada pela comunicada Superintendência Animal, a resposta dela à coluna foi que isso não está entre as suas atribuições.
 
Baixaria
Os tribunais brasileiros têm sido palco de incontáveis baixarias que partem de quem menos se espera: juízes e promotores. Esta semana, em Curitiba, representante do MP disse a advogado que o questionava “estou c... se está se ofendendo”. Socorro! Chamem o Leuces!!! 
 
Catarata em onça
Acontece neste sábado em Uberaba uma cirurgia inédita: onça-parda fêmea será operada de catarata no Hospital Universitário da UNIUBE, em parceria com o IEF/MG. Batizado Kiara, o animal de 11 meses e 31 kg, sofreu trauma na cabeça com lesão ocular no ano passado. A onça se recuperou, mas ficou uma catarata como seqüela, desenvolvida a partir do seu terceiro mês.
 
Oftalmologistas-veterinários
Kiara será operada pelos oftalmologistas-veterinários Fabrício Vilela Mamede e Glauber Tasso. Na equipe estarão também os veterinários Renato Linhares Sampaio, Cláudio Yudi, Amanda Teodora e Rafael Barros. Procedimento será acompanhado pelos estudantes de Medicina Veterinária da universidade.
 
Soprano uberabense no YouTube
Concerto da soprano uberabense Ísis Cunha, neste sábado (16h), em São Paulo, poderá ser acompanhado ao vivo pelo YouTube (@ConcertosCripta).
 
Marista
A partir da próxima 4ª feira, o Colégio Marista terá novo diretor: Fernando Tiago Kotz, licenciado em Filosofia, Pedagogia e Gestão Financeira, mestre em Ciências Humanas e possuidor de vários outros títulos.
 
 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia