JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 01 de dezembro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Elisa não leva assessor na sua viagem a Dubai

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

18/10/2021 - 19:38:04. Última atualização: 18/10/2021 - 19:50:42.

Sozinha
Nenhum assessor acompanhará a prefeita em sua viagem a Dubai. A própria Elisa afirmou isso em despacho com a secretária de Comunicação, Celi Camargo, respondendo a questionamento da coluna. Isso significa que nem mesmo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, fará parte da missão mineira que irá aos Emirados Árabes na tentativa de conquistar investimentos.
 
Em duas línguas
Nessa condição, caberá à prefeita expor as potencialidades de Uberaba aos empresários dubaienses. O material impresso e em vídeo, em duas línguas (Português e Inglês), está sendo produzido pelas Secretarias de Comunicação e de Desenvolvimento Econômico e a agência de publicidade Solis.
 
Transmissão do cargo
Prefeita também confirmou a FALANDO SÉRIO que transmitirá oficialmente o cargo ao vice-prefeito Moacyr Lopes no período em que permanecer viajando.
 
 

 
Chapa de oposição
Alguns advogados – maioria mulheres – estiveram reunidos na noite desta segunda-feira, acertando detalhes de composição da chapa de oposição que concorrerá à diretoria da 14ª Subseção da OAB. É praticamente certo que a chapa terá Berta Fonseca, Patrícia Teodora, Natália Salge, Ivanda Nivaldete, Harytow Heitor – que aparecem na foto – e Vitor Rachid Daher. Mas, não está fechada.
 
Suspeição
Recorrendo a habeas corpus, o advogado Júlio César Fonseca está argüindo a suspeição do juiz Hudson Marcos, que absolveu o empresário André Aranha no processo de estupro da uberabense Mariana Ferrer. Pedido formalizado ao TJ de Santa Catarina.
 
Anulação
O advogado uberabense vê no processo inúmeros motivos para postular a sua anulação. Os argumentos estarão detalhados na peça jurídica.
 
Negativa
O Tribunal Catarinense negou o fornecimento de páginas do processo requerido pelo juiz Hudson, que pretendia usá-las em defesa própria no julgamento disciplinar a que está submetido no CNJ. Ele é acusado de permitir que, em audiência, Ferrer fosse ofendida pelo advogado de André.
 
Curioso
No mesmo despacho, o TJ reiterou recomendação à sua secretaria para não juntar ao processo qualquer requerimento formulado por quem dele não faça parte.
 
Eventos maiores
O Executivo volta a tentar dividir com os vereadores uma tomada de decisão sobre a volta dos eventos para até 5 mil pessoas, como defendem os empresários do entretenimento. Encontro será nesta terça-feira, mas nem todos os edis estão dispostos a participar.
 
Corre-corre
“Sempre que vocês (da imprensa) denunciam alguma irregularidade acontece corre-corre no Hospital de Clínicas na tentativa de corrigir ou camuflar a situação” – disse à coluna funcionário da UFTM, referindo-se ao noticiado no fim de semana pelo JM.
 
Radiologia
Segundo ele, “é uma pena que o Ministério Público Federal e a ANVISA não façam uma inspeção no hospital, em especial no setor de Radiologia. Se olharem os equipamentos, muita coisa irá aparecer”.
 
Formalidades
Uma dessas irregularidades – disse – seria o fato de aparelhos estragados serem substituídos por outros, mais velhos, que estavam há tempos no depósito e sem condições de uso pelo não cumprimento das formalidades necessárias ao funcionamento legal desses equipamentos.
 
Manutenção
Sem empresa de manutenção contratada, os aparelhos mais sofisticados são encostados na medida em que estragam.
 
Falhas
Exibindo vídeo que mostra falhas de aparelho de raio-X no momento dos disparos, o funcionário chamou a atenção para o que considera omissão do CONSU – Conselho Universitário da UFTM, “que nunca discutiu a qualidade dos serviços prestados no HC/Ebserh”.
 
Prejudicados
E acrescentou que equipamentos estragados prejudicam não apenas os pacientes, mas também os residentes, “que seguram a barra no período noturno”. O Whatsapp estaria sendo a principal ferramenta de instruções de plantonistas aos residentes.
 
Carências
Na opinião do informante e na de alguns colegas, o HC tem chefes demais inchando a folha de pagamentos e, se não bastasse, “existe os que se julgam acima do bem e do mal”. Mas, faltam técnicos, pois aposentados não foram repostos e tem afastados até por síndrome do pânico.
 
Quem vai
Na rede social há até aposta em torno dos nomes dos acompanhantes da prefeita em sua viagem a Dubai, a partir de 13 de novembro. Ela diz que irá sozinha.
 
Uberaba lidera
Os danos ambientais para a introdução da cultura ainda provocam discussões e denúncias, mas é inquestionável a importância da cana para a economia de Uberaba. O município é o novo líder do ranking dos 100 maiores produtores, ultrapassando Morro Agudo/SP.
 
Produção
Uberaba, que tem 21,5% do seu território plantado com cana-de-açúcar, produziu no ano passado 7,97 milhões de toneladas em 97,26 mil hectares. Morro Agudo, que dedica mais de 70% da sua área de 139,81 mil hectares à cana, produziu 7,62 milhões de toneladas. 
 
Piso
O pagamento do piso nacional do magistério para quem ainda não o recebe, com eventual aumento da carga horária, ainda será discutido pela Semed com os professores.
 
Simples assim
Conhecido por suas manifestações em favor do kit Covid e contra as vacinas, o infectologista Fernando Cardoso disse ao Jornal “Estado de Minas” que sua atuação sempre foi pautada na ciência e nas evidências científicas disponíveis.
 
Reação
Afirmação foi em resposta à informação de que o presidente da Câmara de Uberaba quer o seu afastamento do Comitê Técnico de Enfrentamento à Covid exatamente por suas posições negacionistas. Para o médico, Marão politiza a pandemia.
 
O troco
O vereador vai aguardar primeiro a manifestação da prefeita no pedido formalizado para depois responder ao infectologista, que chegou ao Comitê Técnico quando houve aceno favorável ao então chamado tratamento precoce, a critério dos médicos.
 
Entre a cruz...
Vai chegar o momento em que Elisa terá de optar entre o grupo dos 13 e o bloco Independência, formalizado na semana passada. Não conseguirá agradar a gregos e a troianos, quando entre os 13 já existem insatisfeitos por acordos não cumpridos, segundo um deles.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia