JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 07 de dezembro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Prefeita passará uma semana em Dubai de olho em investimentos

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

15/10/2021 - 20:29:00. Última atualização: 15/10/2021 - 20:30:02.

Moacyr comanda
Entre os dias 11 e 20 de novembro, Moacyr Lopes será oficialmente o prefeito de Uberaba. Elisa estará viajando para o exterior em quase todo este período, com embarque para Dubai no dia 13 daquele mês.
 
Investimentos
A prefeita irá àquela cidade dos Emirados Árabes integrando comitiva mineira que terá contatos com potenciais investidores. Ela apresentará as potencialidades de Uberaba e participará de eventos, incluído o Dia do Brasil na Expô Dubai.
 
Vai ou não?
Não consta do pedido “de autorização” de viagem da chefe do Executivo a eventual companhia do secretário de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos.
 
Operação Centauro
ANTT e Polícia Rodoviária Federal falam com a imprensa às 11h30 deste sábado, no Terminal Rodoviário, e divulgam o balanço da operação de combate ao transporte clandestino de passageiros. Entre sexta-feira da semana passada e esta, foram apreendidos vinte veículos em Minas Gerais e aplicados R$ 5 milhões em multas em todo o Brasil.
 
Troca de caixas
Em 180 dias a Codau terá de assegurar aos moradores do Parque dos Girassóis I, II, III e IV reservação mínima de água de 1000 litros ao invés dos atuais 500 litros. A determinação é do promotor Carlos Valera, em TAC celebrado com a autarquia em 15 de setembro.
 
Ressarcimento
Administrativa ou judicialmente, a Codau terá de apurar responsabilidades na permissão dada à Cohagra, em 2009, para provocar o ressarcimento dos prejuízos acarretados aos mutuários com a reservação menor.
 
Causa social
Decisão tomada pela Codau em 2009 teve o objetivo de reduzir custos de construção para viabilizar casas populares em Uberaba com financiamento do Governo Federal. As normas do programa “Minha Casa, Minha Vida” permitiam a instalação de caixas de 500 litros.
 
Terreno menor
Ainda no contexto da redução de gastos foi permitida também a redução de 250 m2 para 200 m2 dos terrenos destinados ao projeto social.
 
Equívoco
Para a ex-secretária de Educação Silvana Elias é um equívoco Município e Estado não estabelecerem uma parceria efetiva no atendimento ao ensino fundamental em Uberaba.
 
Duas etapas
Lembra ela que o ensino fundamental tem duas etapas: séries iniciais e séries finais. E lógico seria que cada um ficasse como principal responsável por uma parte: as séries iniciais com o município e as finais com o Estado.
 
Politicagem
Citando a Constituição, e seu artigo 211, que trata da responsabilidade compartilhada, Silvana diz que o fechamento à parceria a contraria. E lamenta que o corporativismo e a politicagem atrapalhem a educação e tirem o aluno do centro do processo educativo.
 
Alinhamento
Para a ex-secretária, o alinhamento político entre Elisa e Zema pode ser um facilitador do entendimento em benefício da educação e, consequentemente, da população.
 
Eficiência
Argumenta Silvana que poderia ser de fato eficiente uma gestão educacional em que o Município gerisse a educação infantil e as séries iniciais do ensino fundamental, e o Estado se encarregasse das séries finais do EF e do ensino médio. 
 
Sem prejuízos
Para isso, diz a educadora, bastaria que o Estado assumisse financeiramente, sem nenhuma violação de direitos, os seus professores cedidos ao Município, que, por sua vez, lhe cede instalações. E ainda poderia ampliar as turmas do 6º ao 9º ano. Todos sairiam ganhando.
 
Relatórios no MP
Na segunda-feira, o presidente Ismar Marão encaminhará ao Ministério Público as cópias dos relatórios conclusivos da CEI da Funepu e da Comissão Processante das Vacinas. No MP, as peças devem ser distribuídas entre três promotorias: Patrimônio Público, Saúde e Criminal.
 
Vapt vup
Participantes da reunião não confirmam, mas a retirada antecipada em minutos da bancada evangélica da sessão da Câmara, 4ª feira, pode ter a ver com a “saia justa” em que Fernando Mendes foi colocado por Celso Neto nas discussões do projeto da essencialidade da religião.
 
Portas fechadas
Conversa exclusivamente entre os vereadores evangélicos ocorreu a portas fechadas, ainda no Legislativo. E foi demorada. Eles foram os últimos a deixar as instalações.
 
A versão
Liderança emergente na Câmara e alvo de brincadeiras nas redes sociais por suas posições, o que aumenta sua popularidade, pastor Eloísio deu dois motivos para a reunião: alinhar interesses dos evangélicos e eleger o líder da bancada, Anderson 2 Irmãos.
 
Nada oficial
Fortalecida com a nomeação de Fernando Mendes como líder do Executivo, a Bancada Evangélica não foi formalizada como bloco no Legislativo. E está claro que se transformou em um ponto de apoio para o governo.
 
Discussão
Ex-presidente do IPSERV, Afrânio Prata está propondo que o projeto (em gestação final) de adequação da previdência municipal à lei federal seja amplamente discutido com os servidores antes de chegar à Câmara.
 
Homenagem
Coronel Maurílio Modesto Cunha, que serviu ao 4º Batalhão nas décadas de 70 e 80, foi homenageado esta semana na Academia da Polícia Militar, em BH, pela contribuição dada à educação.
 
Na rua
Colocados em liberdade quatro advogados suspeitos de financiamento ao tráfico e levagem de dinheiro, presos na Operação Balada, da PF em Uberlândia. O inquérito que tem mais de 130 investigados já conta com 85 volumes.
 
Contratado
O criminalista uberabense Gilberto Ferreira foi contratado para atuar na defesa de alguns dos mais de 120 presos pela Polícia Federal em Uberlândia e várias outras cidades. Em Uberaba não houve prisões.
 
Por que a PF?
O caso corre na Justiça Estadual, mas é a PF que investiga a organização criminosa por ela estar presente em diferentes Estados e atuar no tráfico internacional de armas de grosso calibre e drogas.
 
Boa proposta
Mirando-se no exemplo de Goiás, o vereador cabo Diego propõe à Câmara que envie a Zema pedido para que o Estado cobre, do beneficiado que deixou a prisão, os custos mensais da tornozeleira que passou a usar. Em Goiás, R$ 245/mês. Seria preciso lei aprovada pela AL.
 
Zero óbito
Se ninguém falhou na comunicação, como já aconteceu,  mais um dia para se comemorar no enfrentamento à Covid-19: nenhum óbito registrado nas últimas 24h, de acordo com o boletim epidemiológico de Uberaba.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia