JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 19 de outubro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Relatório da CPP aponta morte suspeita em UPA

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

23/09/2021 - 19:35:21. Última atualização: 24/09/2021 - 20:01:52.

Remember
Comissão Processante da Funepu levantou pelos menos dois episódios que dão ainda mais munição para os que desejam ver a Fundação Ensino e Pesquisa longe das Unidades de Pronto Atendimento. Um deles, submetido à Justiça Federal.
 
Peirópolis
A referência é à Operação Estirpe, desencadeada pela Polícia Federal para apurar denúncias do desvio de R$ 1,8 milhão destinados pela União ao Complexo Cultural e Científico de Peirópolis. Mas, não entram nos detalhes do caso. 
 
Denúncia
É certo que a juíza federal Cláudia Salge aceitou a denúncia oferecida pela representação uberabense da Procuradoria da República contra os investigados. A ação está em curso.
 
Óbito suspeito
A CP correu atrás dos detalhes do suspeito óbito de uma senhora na UPA do Mirante, em agosto de 2018. “Supostamente por erro de uma enfermeira” na aplicação de medicamento à paciente – disse. Situação que a própria Funepu tentou elucidar à época com sindicância.
 
Prontuário
Soube-se que o prontuário da paciente morta foi adulterado um ou dois dias depois do óbito, em procedimento que envolveu outro funcionário. 
 
A “punição”
Tendo contra si alguns depoimentos de colegas, a enfermeira negou as suspeitas, mas esclareceu ter sido transferida para a UPA São Benedito ao retornar das férias. A fundação disse ter enviado cópia da sindicância ao MP e ao Conselho Regional de Enfermagem.
 
Faltaram
Cópia de toda a sindicância foi cobrada, mas não apareceu. O que ocorreu também em relação à comunicação que disse ter feito ao COREM.
 
 
Encerrado
Integrada por Paulo César Soares (China), seu presidente, professor Wander Araújo, vice, e Luiz Carlos Donizete, relator, a comissão está com a apuração encerrada e relatório entregue para leitura em plenário.
 
Carapuça
China entendeu como se fosse para ele a afirmação do secretário do Agronegócio de que não mais ficaria calado sobre as mentiras faladas sobre a Ceasa. “Não adianta ficar de cara feia, vou continuar fiscalizando” – disse o vereador. José Geraldo falava sobre outras situações.
 
Tô fora
Em uma futura busca de segundo mandato por Elisa, ela terá de procurar outro nome para vice. Moacyr Lopes disse ao “Pingo do J” que não disputará a eleição. O que significará também não estar no cargo para celebrar a pretendida captação de água no rio Grande.
 
Projeto
No máximo, a atual gestão terá condições de projetar a nova captação, o que é igualmente demorado, pois tem todo um ritual a ser seguido.
 
Sem erro
Presidente da CEI da Vacina, Jammal garante que o grupo de trabalho não errou, mas foi induzido ao erro, quando considerou que foram 3 mil 11 os “fura-filas”. Segundo ele, contribuiu para isso a falta do preenchimento correto de planilhas pela SMS.
 
Preliminar
O vereador lembrou que o papel da CEI não se confunde com o da Comissão Processante, à qual cabe se aprofundar nos detalhes já levantados e permitir o direito ao contraditório.
 
Contribuição
Ele considera altamente positivo que a CEI tenha provocado mudança de comportamentos no Executivo como a troca de chefe na Central de Vacinas,  o aumento dos mecanismos de controle e agilidade na vacinação.
 
Endoidou
O infectologista paulistano Francisco Cardoso fez mais uma declaração “horrorosa” na opinião de médicos uberabenses. Disse ele, recorrendo a dados de dois colegas, que morrem de Covid mais pessoas vacinadas. E arremata: “normal seria o vacinado não morrer”.
 
Quem disse?
Ninguém, baseado na ciência, disse que a vacina é infalível e que dá imunização total. O integrante do Comitê Técnico de Enfrentamento à Covid errou feio.
 
Cálculo
Um dos médicos ouvidos disse que uma análise honesta levaria em consideração o número de mortos no grupo de vacinados e também dos não vacinados, em separado, fazendo-se depois uma comparação de índices (x/100)
 
Não se discute
“E o que se vê é um indiscutível e gigante risco de morte entre os não vacinados”, indicou, finalizando que os sintomas da doença tendem a ser mais brandos nos vacinados. Mas, ninguém está 100% protegido.
 
Viveiros
Conselho da Comunidade, com o sinal verde do promotor Carlos Valera, propôs à penitenciária a criação de dois viveiros (um de árvores frutíferas e outro de árvores do cerrado) para o plantio pela Prefeitura. Direção não concordou. A mão-de-obra seria a dos detentos.
 
Capa rosa
Uma capinha para celular, na cor rosa e a inscrição “Love”, foi enviada ao vereador Eloísio. A brincadeira foi de colegas numa referência ao conservadorismo do pastor, que está em rota de colisão com grupo LGBTQIA+.
 
Audiência
Eloísio voltou falar sobre o Fórum dos Vereadores Conservadores, afirmando que as críticas estão aumentando a sua visualização No YouTube (4,8 mil) até a tarde desta 5ª feira.
 
Sujeira
Vice-prefeito não fez rodeio ao responder a questionamento de cidadão no Pingo do J, reclamando da falta de varrição. Moacyr admitiu que a cidade está suja, mas explicou que a varrição social vai voltar.
 
Banco de dados
Para servir também como fonte de consulta de estudantes e outros interessados no setor, a vereadora Rochelle pede ao Executivo que crie banco de dados para abrigar estudos ambientais feitos em Uberaba.
 
Poluição
Rochelle pede também que se promova a despoluição do córrego da Saudade, afluente do rio Uberaba que passa pelos bairros Residencial Palmeiras, Grande Horizonte e Jardim Uberaba.
 
Interditado
Estado está desativando o presídio de Iturama e transferiu os seus cento e trinta presos para estabelecimentos da região. Outra unidade está em construção com perspectiva de inauguração no primeiro semestre de 2022. Terá capacidade para 388 detentos.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia