JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 20 de outubro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Advogado contesta análise do Observatório Urbano sobre APA

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

16/09/2021 - 19:12:39. Última atualização: 17/09/2021 - 16:16:55.

Sem ideologia
A preocupação, o zelo e o cuidado com a preservação com o rio Uberaba, assim como com as nascentes e a bacia hidrográfica, não podem ser ideologizados, deturpados – diz o advogado e historiador Guido Bilharinho, depois de analisar recente estudo do Observatório Urbano.
 
 
Na foto, Guido Bilharinho
 
Ignorados
Segundo ele, a “Análise das Legislações Incidentes sobre a APA do rio Uberaba” ignorou textos legais como o que trata do direito de propriedade e é exemplo do que considera danoso na discussão da defesa do meio ambiente.
 
Fragilidade
Afirma Guido que disposições legais e constitucionais não podem ser ignoradas como ocorreu na análise do Observatório, o que fragiliza e compromete irremediavelmente o seu posicionamento.
 
É de todos
E ressalta que a análise não faz referência à responsabilidade da coletividade nem ao excessivo consumo de água, mas “só visa os proprietários de imóveis da área da APA, tratados no texto como adversários e agressores do meio ambiente”.
 
Pimenta no...
O advogado finaliza o estudo de 15 páginas sobre a análise feita pelo Observatório Urbano afirmando ser demagógico transferir a outros a obrigação e o ônus de proteção da bacia hidrográfica do rio Uberaba. “Pimenta nos olhos dos outros é refresco”.
 
Falta d’água
A cana e os eucaliptos são apontados por produtor como um dos fatores da redução dos volumes de água em Uberaba e região nos últimos quinze anos, principalmente. Córregos e minas secaram em propriedades que têm esses plantios como áreas vizinhas.
 
Desmatamento
Segundo esse produtor,  o desmatamento praticamente impune antecedeu grandes plantações de cana. “Era comum você ver áreas arborizadas em um dia e totalmente limpas no dia seguinte. Aqui e na região, árvores desapareciam num piscar de olhos” – ressalta.
 
Discussão
Ele sugere que o susto de agora sirva de lição às autoridades para que promovam uma discussão ampla sobre a cana, também causadora de grandes incêndios rurais nos períodos mais secos do ano.
 
Quem avisa...
Promotor de Defesa do Patrimônio Público está de olho na aplicação do dinheiro que as prefeituras da comarca estão recebendo do acordo Estado/MP/Vale resultante da tragédia de Brumadinho. Nesta quinta-feira, José Carlos Fernandes instaurou procedimento de acompanhamento desses recursos em Uberaba, Delta, Veríssimo, Campo Florido e Água Comprida.
 
Requisição
Promotor requisita dessas prefeituras o número de conta bancária que recepcionará o dinheiro, as ações que deles se beneficiarão e o montante de cada uma. Os recursos devem ser usados nos setores constantes do acordo “costurado” pelo Ministério Público.
 
Segredo
Codau trata como “segredo” nova estratégia a ser posta em prática contra a captação irregular de água no rio Uberaba. Presidente José Wilson disse “não posso responder” para a pergunta “se esse plano incluiria prisão de infratores”. Mas, também não negou.
 
Prainha
Quanto à construção da Praínha, ele disse que em breve a Codau terá em mãos estudo sobre inconsistências (“e não erros”) no projeto que era executado. E negou que a demora da retomada da obra possa fazer Uberaba perder o dinheiro a ela destinado.
 
Rumores apenas?
Franco Cartafina e Rui Ramos pode ser uma das dobradinhas para 2022. Ao que tudo indica, Franco e Grilo não se repetirá.
 
Marketing
Prefeita estaria recebendo orientações de agência de marketing. Como para as aparições de Elisa com uniforme do SAMU e depois da Guarda Municipal. Nada reprovável. Faz parte do contexto.
 
Trombose
Uberaba tem alguns registros de suspeita de tromboses provocadas por vacinas contra a Covid-19, mas nenhuma comprovação disso. Afirmação do médico Raelson Batista, ex-integrante do Comitê Técnico contra o vírus.
 
É o caminho
Especialista em Covid-19, Raelson considera a vacina o melhor recurso contra a doença. Em Uberaba, os novos contaminados só foram reduzidos a partir da vacinação.
 
Vacinados
Na quarta-feira, 390,9 mil uberabenses já tinham tomado no mínimo uma dose da vacina ou a dose única. Deste total, 95,4 mil tomaram as duas aplicações previstas e 830 idosos receberam a terceira dose, de reforço.
 
Repercutiu
Entre os advogados, nesta 5ª feira, o assunto era a possível chapa encabeçada por mulheres na disputa pelo comando da OAB. Recepção ao anúncio foi das melhores com advogadas recebendo manifestações de apoio de colegas homens.
 
Queixas
Servidores lotados no Horto voltam a reclamar que precisaram recorrer à doação de um fogão usado para esquentarem a comida e que o local em que se alimentam está infestado de ratos e baratas.
 
Sem dinheiro
Acrescentam que já fizeram ao departamento várias solicitações para que possam ter cozinha e banheiro decentes. A resposta seria sempre a mesma: não tem dinheiro.
 
Enquanto isso...
Mas, dizem, enquanto isso, superiores estão desfrutando de fogão, geladeira, microondas e bebedouro novos instalados no escritório.
 
Agora é oficial
Depois de ter anunciado há meses que não mais fazia parte do Comitê Estratégico de enfrentamento à Covid, o vice-prefeito agora está fora de forma oficial. Em nova publicação do grupo com vinte integrantes, o nome de Moacyr Lopes já não aparece.
 
Aumentou
Saiu o vice-prefeito e foram incluídas no Comitê Estratégico, antes de dois nomes e agora com três, a secretária de Comunicação Celi Camargo e a procuradora geral Fabiana Pinheiro Alves

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia