JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 20 de outubro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

China diz que desfilará pelado ao desacreditar fala de colega

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

15/09/2021 - 19:48:45. Última atualização: 15/09/2021 - 19:50:27.

Como assim?
De oito depoimentos de testemunhas arroladas pela Comissão Processante da Vacina, a vereadora Alessandra do Abrigo dos Anjos não ouviu nenhum. 
 
Relatora
Como relatora da comissão e responsável pela elaboração do relatório final, ao menos em tese, ela certamente encontrará dificuldades adicionais para produzir a peça a ser levada a plenário no dia 27. Terá de ler um a um dos depoimentos e selecionar os pontos mais importantes.
 
Divergências
A identificação de divergências entre um depoente e outro é facilitada para quem ouve cada um deles “ao vivo”. Há sinalização de que o advogado Marcelo Venturoso, auxiliar da CP, terá um grande trabalho pela frente.
 
Em todas
O presidente Elias Divino e o vice Anderson Donizete, ao contrário da colega, estiveram presentes em todas as audiências feitas em quatro datas.
 
 
Berta e Patrícia podem ser nomes para o comando da OAB
 
A vez delas
Integrantes do Movimento da Advocacia estão aprofundando conversações de olho nas eleições de sucessão na 14ª Subseção da OAB. E há grandes possibilidades de uma dobradinha feminina como cabeça de chapa: Berta Fonseca e Patrícia Teodoro.
 
Articulação
Quem articula as tratativas é a combativa Patrícia e o Movimento com cerca de 300 profissionais reúne muitas outras mulheres do Direito como Natália Salge, Ivanda, Rosa Angélica, Simone Ribeiro, Vera Coimbra, Ana Paula Queiroz, Roberta Miotto e Cláudia Félis.
 
Jornada diferenciada
China está insatisfeito com a rejeição de sua emenda estendendo aos contratados a possibilidade de jornada diferenciada de trabalho para os servidores de carreira que tenham cônjuge ou filho com necessidades especiais.
 
PL foi aprovado esta semana e o líder do Executivo, diante da reação do colega, anunciou que outro projeto será apresentado com esse objetivo.
 
Andando peladão
Desacreditando da palavra de Caio Godoi, China prometeu “sair pelado na rua” se a prefeita fizer isso. “Se o Executivo tivesse mesmo a intenção de beneficiar os contratados não os deixaria de fora da lei aprovada” – disse o polêmico vereador.
 
Ineficiente
O alardeado cadastramento digital de uberabenses interessados em ser vacinados contra a Covid se revelou totalmente incapaz de ser uma ferramenta útil à SMS. A afirmação consta em depoimento ouvido pela Comissão Processante.
 
Uma lista
O sistema da Codiub serviria apenas para a produção de uma lista a ser checada diariamente e relançada no sistema com novas informações. Utilidade zero.
 
Vai cair
Pelo que se ouviu, o número de vacinados “irregulares” apontado pela CEI deve cair mais de 88%. Um dos motivos, a duplicidade na digitação de dados na SMS, no processo manual usado em bom período da vacinação. 
 
Sem correção
Houve muitos equívocos e, uma vez lançados no sistema disponibilizado pelo Ministério da Saúde, os dados já não podiam ser corrigidos. Eram novamente inseridos, o que gerava duplicidades.
 
Auditorias
Mas, segundo depoente/testemunha, desde o surgimento das denúncias de irregularidades, a Controlaria passou a auditar as listas de vacinação, o que ainda acontece, apesar dos avanços no lançamento de informações no sistema. No total são três as auditorias instaladas.
 
Clínicas
A própria Controladoria considera que houve irregularidade na vacinação de pessoas constantes em lista apresentada por clínica privada. No caso da Clínica AMO não houve anormalidade.
 
Quatro vezes
E levantou também que algumas pessoas foram vacinadas quatro vezes, na ausência de um sistema informatizado nas primeiras semanas do procedimento. E, nesses casos, os vacinados, certamente, serão chamados à Promotoria de Justiça para se explicarem.
 
No MP
As ilegalidades já constatadas pela Controladoria foram comunicadas ao Ministério Público da Saúde.
 
Sem má-fé
Até agora não foi encontrado qualquer indício de má-fé na vacinação de alguns servidores da Secretaria de Saúde.
 
Insalubre
Instalações da Secretaria de Educação foram consideradas insalubres em verificação feita nesta 4ª feira por diretores do Sindicato dos Servidores a partir de matéria veiculada pelo JM.
 
Improviso
E, segundo eles – Martinho Pereira, Sílvio Aparecido e Ana Flávia -, as instalações elétricas do local são improvisadas, oferecendo riscos aos servidores, além da falta de ar condicionado e de ventiladores e o exaustor não funcionar.
 
Máscaras
Cinco mil máscaras faciais apreendidas pela Receita Federal em ações contra importações ilegais foram doadas ao Hospital de Clínicas da UFTM. Eduardo Costa, delegado da RF em Uberlândia estará em Uberaba nesta 5ª feira para fazer a entrega ao reitor Luís Fernando.
 
Investimento
Assistência oferecida pela Policlínica Getúlio Vargas, da UNIUBE, ganha o reforço de mais três equipamentos: scanner digital, impressora 3D e fresadora odontológica. O uso de novas tecnologias faz parte do novo modelo de gestão de saúde da Universidade.
 
Consumo
Entre maio e agosto o consumo de água em Uberaba aumentou 23% e está próximo dos 200 litros/dia por pessoa, baseado em uma população de 340 mil habitantes. Um consumo diário de referência é de 110 litros/dia, enquanto a média brasileira é 158, informa a Codau.
 
Póstuma
Sindemu inicia campanha para que a Prefeitura dê a uma nova unidade escolar o nome do professor Luís Sérgio de Carvalho, vítima falta da Covid-19. Um PL de autoria da vereadora Lu Fachinelli, com o objetivo, tramita no Legislativo.
 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia