JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 25 de setembro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Covid-19: Julho com menos 2 mil casos novos em Uberaba

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

02/08/2021 - 19:14:32. Última atualização: 03/08/2021 - 16:49:25.

Em queda
Pelo segundo mês consecutivo, Uberaba manteve em julho a tendência de queda nos números de novos contaminados pela Covid-19.
 
Significativa
No mês passado, na comparação com maio, que havia registrado aumento em relação a abril, a redução foi de 2 mil 45 casos. E de 1 mil 520, se comparado com abril.
 
Recuperados           
O número de pacientes recuperados saltou de 84% em 1º de abril para 93% neste domingo.
 
Menos pacientes
Também as duas UPAs registraram menor número de pacientes com síndrome respiratória em julho, na comparação com o mês anterior.
 
Bem menos
Uma queda de quase 20%, representando 935 pacientes a menos. Em julho, 3 mil 824 pessoas com dificuldades respiratórias passaram pelas unidades.
 
Renovação
Está renovado o contrato da Secretaria Municipal de Saúde com a FUNEPU para a gestão das Unidades de Pronto Atendimento.
 
Apesar de...
No final do mês passado, a Prefeitura anunciou a realização de sindicância para apurar denúncias não detalhadas de irregularidades na prestação de serviços pelas UPAs.
 
Sigilo
Ao JM, a Prefeitura disse que, por se tratar de apuração sigilosa, somente as partes envolvidas e seus advogados teriam ciência do seu andamento.
 
Revisão
A renovação do contrato feita recentemente não teve realinhamento dos valores considerados incompatíveis com as elevações nos preços dos medicamentos e outros insumos. E a Funepu está pedindo uma revisão.
 
 
Na foto de Karla Ramos, a passagem da imagem da Padroeira pelo Legislativo
 
NS d’Abadia
Com limitado número de fiéis dentro da Basílica oficialmente instalada no mês passado, programa da festa de Nossa Senhora prossegue com missas diárias até domingo: às 7h, 9h30, 12h, 15h, 18h e 19h30.
 
Menos horários
De 9 a 13 de agosto as missas diárias serão às 6h, 12h, 15 e 19h, e terço às 18h (às 17 de hoje a domingo).
 
Surpreso
Médico Clóvis Borges diz ter recebido com surpresa anúncio do CRM de que apurará manifestações de profissionais uberabenses sobre as vacinas Covid-19.
 
Alerta
Justifica ele que o documento assinado por ele e outros duzentos médicos brasileiros não é contra as vacinas, mas um alerta para que o cidadão conheça as possíveis reações de cada uma.
 
Por formação
Acrescenta Clóvis Borges que “vacinar faz parte da minha educação médica”.
 
Sucessão
O vice-presidente Fernando Xavier é o candidato de situação à sucessão de Ângelo Crema na CDL.
 
Eletivas
A retomada das cirurgias eletivas será discutida esta semana pelo Comitê Técnico sob o impacto da desativação de toda uma ala Covid do Hospital São Domingos.
 
O que pega
A SMS terá de decidir também quem bancará os custos do teste Covid-19 do paciente do SUS. Como será realizado e a forma de pagamento.
 
Sugestão
Pelo menos um médico externou à prefeita que o teste deveria ser bancado pelo próprio SUS, ao invés de deixar a obrigação com o hospital conveniado.
 
Complicações
Médico uberabense esteve visitando hospital de Ribeirão Preto na semana passada e tomou conhecimento de três pacientes com complicações no fígado decorrentes do uso de cloroquina.
 
Para cima
Até março, as vendas de Ivermectina no Brasil cresceram 557% diante das manifestações de sua eficácia na prevenção à Covid, e as de hidroxicloroquina, 113%. Ambos ineficientes contra o vírus, segundo o MS.
 
Ranking
Ranking da ATP divulgado nesta segunda-feira traz o uberabense João Menezes em 236º posição entre os tenistas profissionais do circuito internacional.
 
Estréia
Às 6h50 desta terça-feira, João estréia no Challenger de Cordenons, na Itália. O adversário é o chileno Marcelo Barrios, de quem ganhou na decisão do Panamericano, e 194º do ranking.
 
Multas da Semam
Cento e trinta e quatro autores de infrações administrativas ambientais foram multadas no primeiro semestre em R$ 254 mil 761 pela Secretaria do Meio Ambiente.
 
Mais comuns 
As infrações mais comuns em Uberaba são poda drástica e corte de árvore, queimadas e descumprimento de acordos ou recomendações.
 
Então ta!
Diante da constatação de um óbito por Covid ocorrido no domingo não inserido no boletim diário divulgado por volta das 18h, fonte da Prefeitura informou que o HC só comunica mortes do fim de semana na segunda-feira.
 
Paróquia
Diferentemente do que foi noticiado, padre José Edilson permanece à frente da Paróquia do Senhor Bom Jesus e a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, padre César Lourenço.
 
Aula
A coluna publica hoje mais uma lição do professor Éber Chaban:
 
Por que velho dirige devagar? Ou deveria. O problema se chama: tempo de reação .Diante de uma situação nova, levamos um certo tempo para tomar uma atitude, este intervalo de tempo é o que chamamos de tempo de reação. Existem dois, um para uma situação esperada, por exemplo, alguém aguardando a abertura de um sinal, outro, para situações inesperadas, como quando uma vaca aparece na estrada a sua frente.Para situações esperadas, uma pessoa jovem tem um tempo de reação em torno de 0,17s. Este é o tempo que você tem para sair da frente, caso esteja atravessando a rua e, exista um monte de motociclistas de olho no semáforo, caso ele abra. Para situações inesperadas, no caso da vaca, por exemplo, este tempo vai para algo perto de 0,8s. Merreca, você acha? Vamos supor que você esteja a 110km/h, nesta velocidade em 0,8s você anda 24m. Isto antes que seu pé chegue nos freios. Não é tão pouco assim, não é verdade?
 
Mas e o velho? Por que dirige devagar?
Diversos fatores aumentam o tempo de reação, cansaço, álcool, falta de dormir e idade. Quanto maior a idade, maior fica o tempo de reação, mais tempo o idoso gasta para reagir a uma situação de perigo. Sabendo disso, a maioria deles quando dirige, o faz em baixa velocidade. Quando em uma manhã de domingo encontrar um idoso ao volante em sua frente andando bem devagarzinho, tenha paciência, lembre-se que se viver o bastante, vai acontecer contigo também. P.S. Muita gente acha que a proibição de álcool quando se está ao volante, se deve apenas ao caso de exageros, quando a pessoa está visivelmente bêbada. Não é assim, antes de sentir o mundo girar ao seu redor, o álcool já fez dobrar ou mesmo triplicar seu tempo de reação. É aí que mora o perigo.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia