JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 25 de setembro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CRM/MG ouvirá médicos que questionam vacinas

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

30/07/2021 - 19:41:32. Última atualização: 01/08/2021 - 08:30:55.

Apuração
Conselho Regional de Medicina anunciou o início de “procedimentos regulamentares” para apurar informação recebida sobre manifestação de questionamento das vacinas contra Covid por dois médicos uberabenses. Apuração que correrá sob sigilo, de acordo com comunicado do CRM/MG enviado à colega Gê Alves, âncora do programa JM News 2ª edição.
 
Não apenas eles
Os uberabenses Clovis Borges e Nilo Peçanha não são os únicos mineiros signatários do documento destinado ao Ministério Público e ao Judiciário com análise crítica das vacinas. Quase duzentos médicos de diferentes estados assinam a manifestação. Muitos deles de Minas Gerais.
 
Pró-vacinação
Ainda na informação à Gê Alves, o CRM diz recomendar que sejam seguidas as orientações do Ministério da Saúde e outras autoridades sanitárias em relação às vacinas. Sem restrição específica a qualquer uma delas. 
 
Eficácia
Acrescenta o Conselho não ter conhecimento de evidências científicas que contrariem essas orientações. E que “informações divulgadas contra a eficácia de determinada vacina são um desserviço à sociedade”.
 
Compromisso
Depois de mais um culto no Gabinete da prefeita conduzido pela bancada evangélica na Câmara, o vereador pastor Eloísio disse a Elisa que “as igrejas de Uberaba têm compromisso” com ela.
 
 
Orações
“Todos têm orado por sua vida, para que tenha a sabedoria necessária à tomada de decisões” – emendou.
 
Mensal
Os vereadores evangélicos oram uma vez por mês junto com a prefeita.
 
Sinal de zape
Em mais uma ação preventiva – que sinaliza “evitem anormalidades, pois o MP está de olho” -, promotor José Carlos Fernandes está alertando Prefeitura e Câmara sobre formas e gastos com publicidade.
 
Sobrando 
Nas correspondências com caráter de “recomendação”, o curador do Patrimônio Público chama a atenção também das agências de publicidade.
 
Dever
Recorrendo até mesmo à Ética Profissional no segmento, José Carlos lembra que é também dever de agência conseguir para o cliente as melhores condições de eficiência e economia.
 
Mas... 
Em outras palavras: não pode a agência querer gastar mais (por ter remuneração calculada sobre o investimento), quando o cliente quer e pode gastar menos para obter o mesmo ou melhores resultados.
 
Efeito vacina
Infectologista Vitor Maluf não tem a menor dúvida: a vacinação é a principal causa da redução do número de mortos em Uberaba, na comparação com outros períodos.
 
A favor
Ex-integrante do Comitê Técnico, Maluf é defensor da vacinação.
 
Transmissão
Diz ele que a transmissão do vírus tende a diminuir na medida em que aumenta o número de vacinados. “E mais contaminados significa mais mortes”.
 
Matemática
Citando organismos internacionais, o infectologista lembra que, no universo de contaminados, 85% têm sintomas leves e moderados, 10% ficam em estado grave e 5% entram na fase crítica.
 
Cafezinho
Será conhecida na 2ª feira a empresa que terá contrato para o fornecimento de até R$ 610,4 mil de açúcar e café para a SEDS e a Secretaria de Educação.
 
 
Homenagem
Subtenente William Alberto, diretor regional da Associação dos Praças da PM e CB e secretário parlamentar o deputado federal subtenente Gonzaga, foi homenageado nesta 6ª feira pelo comando da 5ª RPM.
 
Subvenção
Vigência dos compromissos das empresas de ônibus coletivo para o recebimento da subvenção de R$ 3 milhões não está condicionada ao fim do ano, mas sim ao término da pandemia, o que é uma incógnita.
 
Está escrito
É o que consta da lei sancionada e publicada na quarta-feira.
 
Desorganizada
Único servidor submetido a PAD em conseqüência de irregularidades no processo de vacinação, a então coordenadora da Central de Vacinas foi taxativa à CEI: houve falhas de planejamento e organização.
 
De quem?
A servidora, ao ser questionada por vereador, apontou que o erro da programação foi da comissão criada exclusivamente para conduzir a vacinação. Mas não citou qualquer nome.
 
Autorização
No depoimento ouvido pelos vereadores em maio, a enfermeira disse que a vacinação de funcionários administrativos de asilos, no início do processo, foi autorizada.
 
Listas
A presença dos administrativos nas listas recebidas foi detectada e, segundo ela, levada ao conhecimento da então secretária adjunta, que teria dado a autorização.
 
Em gabinete
E acrescentou que algumas anormalidades chegaram a ser mencionadas em reunião da comissão com o Gabinete. 
 
Responsável
Em dado momento – frisou -, já sem a prefeita na sala, a advogada que assessora a chefe do Executivo teria dito que “se tiver problema (na vacinação), a responsável será você (enfermeira)”.
 
Discordância
A coordenadora disse ter discordado, explicando ser apenas a gestora do sistema e não responsável por toda a vacinação.
 
Candidatura
Vereador Samuel Pereira diz que o senador Carlos Viana, seu amigo, é candidatíssimo ao Governo de Minas.
 
Bolsonaro
E, segundo o Instituto Direita Nacional, Viana pode ter o apoio de Bolsonaro, que não estaria disposto a marchar com Zema ou o prefeito de BH, Alexandre Kalil.
 
Paróquia
A Quase Paróquia Bom Jesus, do Jardim São Bento, foi elevada a Paróquia e confiada ao padre César Lourenço, ordenado no início do ano.
 
Lourdes
Na noite desta 6ª feira, padre Alvimar Santana Bhering assumiria como pároco da Quase Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Jardim das Torres.
 
Loteamentos
Em meio às queixas de empresários levadas à prefeita por Luciano Veludo, presidente do Sinduscon, a CODAU assegura que a tramitação de novos loteamentos inclui as análises e rotina que sempre tiveram.
 
Revisão
Uma das etapas, explica, é a revisão, que pode resultar em recomendação de modificações que atendam normas brasileiras e legislação municipal.
 
 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia