JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 03 de agosto de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Vereadores aumentam pressão pela substituição de secretário

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

16/06/2021 - 20:12:14. Última atualização: 17/06/2021 - 19:53:33.

Atualizada às 10h12 de quinta-feira (17)
 
Empresário entra na lista de vacinação como motorista
Dentre os mais de 3 mil vacinados fora de época identificados pela CEI da Vacina, curiosos casos de empresários e dirigentes de entidades. Um deles, segundo o relatório, entrou na lista como motorista da própria empresa que mantém em sociedade com outros. E teria se recusado a ser ouvido pela comissão alegando falta de tempo para isso. Fato que gerou questionamento do vereador Celso Neto: “Por que ele não foi conduzido coercitivamente?”. Foi opção da comissão – explicou o presidente Marcos Jammal.
 
Atualizada às 9h36 de quinta-feira (17)
 
Saúde: muda tudo de novo
Secretaria de Saúde possivelmente passará pela sua segunda reorganização em seis meses. Uma das conseqüências da CEI da Vacina. À exceção do vereador Marão, que tentou evitar um “linchamento precipitado” do secretário em plena madrugada, a maioria dos que se manifestaram após a leitura do relatório pediu a cabeça de Sétimo Bóscolo. O primeiro a puxar a fila foi o cabo Diego Fabiano, que anunciou que formalizaria um pedido para a exoneração do secretário, ouvindo de colegas o tradicional “quero assinar com Vossa Excelência”. Resta saber se a prefeita suportará a pressão que a tirou do foco.
 
Na esteira
Com Sétimo transformado pelos pronunciamentos no “principal culpado de tudo” o que foi apontado de irregular na vacinação, a sua sinalizada exoneração certamente provocaria algumas outras. Afinal, como resumiu Diego, “a prefeita deu a ele autonomia para montar a equipe”. A investigação conduzida pela comissão formada por Jamal, Wander e Luizinho Canecão até listou alguns nomes.
 
Não resolveu
Vinte e oito pacientes do Hospital Regional, vítimas fatais da Covid-19, estavam vacinados com as duas doses da Coronavac. Mas, somente seis deles tinham tomado a 2ª dose há mais de trinta dias. Outro paciente (29ª vítima fatal já vacinada) havia recebido a Astrazeneca, em período inferior. Os dados constam em relatório da Secretaria de Saúde liberado à colega Gê Alves, âncora do JM News 2ª edição.
 
Com apenas uma dose
Ainda no Hospital Regional, em maio, dos noventa e cinco pacientes mortos, sessenta e seis receberam a primeira dose da vacina, trinta e dois da Coronavac e 30 da Astrazeneca. Seis outros não tiveram a vacina identificada.
 
Agilização de dados
A SMS informou também que está viabilizando software para cruzamento de dados disponíveis na Central de Vacinas. Isso possibilitará a informação de pacientes já vacinados, internados, contaminados ou vítimas fatais da Covid-19. 
 
Juiz com Covid é internado
Com o quadro agravado, o juiz Nilson de Pádua foi internado na noite de terça-feira, e a família precisou recorrer à Justiça para que a Unimed/BH o transfira para hospital de referência na capital. O advogado Gilberto Ferreira, representando o magistrado, chegou a registrar Reds contra a cooperativa, que se negava a fazer o transporte aéreo do paciente.
 
Cumpra-se
O juiz Stéfano Renato Raymundo deferiu petição do advogado, determinando à Unimed Transporte Aéreo que cumpra imediatamente os termos do plano de saúde dos magistrados, que garante a prestação do serviço. E isso será feito tão logo seja estabilizado o quadro apresentado pelo juiz Nilson de Pádua.
 
CEI tem dois relatórios
Com a leitura do relatório da CEI da Vacina ainda em curso, sabe-se que o relator da comissão apresentará lerá um voto divergente dos colegas. Enquanto o relatório que está sendo lido pelo presidente da CEI, Marcos Jammal, indica o cometimento de vários crimes durante as primeiras etapas da vacinação, e possivelmente sugerirá a instalação de Comissão Processante, Wander caminharia em direção oposta. Informação extraoficial sinaliza que o seu voto isentará a prefeita de responsabilidades nas irregularidades.
 
Em queda
Nas duas últimas semanas de aferição da taxa de transmissão da Covid-19, o número de novos contaminados caiu de 970 para 894.
 
Recorde
Entre 30 de maio e 12 de junho, as 24h de maior registro de novos pacientes foram as do dia 31 com 184 casos (7,6 a cada 60 minutos). 
 
Muito menor
No dia 7 de junho, o menor número do período com 92 casos (3,8 por hora). E a taxa de transmissão caiu de 0,95 para 0,90 neste início de semana.
 
Abandonadas
A revitalização da Mogiana e a ampliação da pista de skate do piscinão foram abandonadas pela vencedora das concorrências, lamenta o deputado Franco.
 
Dor de cabeça
Se não bastassem os novos Cemeis que patinam na burocracia, mais uma dor de cabeça para ele, que foi quem assegurou os recursos das obras.
 
Justificativas
Deputado está “calçando a cara” para justificar no Ministério da Educação porque os recursos assegurados não são movimentados.
 
Assegurados
Nos próximos dias, Franco procura a prefeita para decidirem onde aplicar mais R$ 3,3 milhões conseguidos na União a partir de demandas de vereadores do PP.
 
Para o ralo
A cada mexida na organização de banco, prejuízos para os trabalhadores. Alterações introduzidas em Uberaba representaram mais de 50 demissões em 17 meses.
 
Operacional
A área mais enxugada foi a operacional com o desligamento de caixas, tesoureiros e supervisores.
 
E vem mais
Agora é o Banco do Brasil que articula esvaziamento de agência, a da Guilherme Ferreira, segundo o sempre atento Sindicato dos Bancários.
 
Fechou
Lembrando que, recentemente, o BB fechou a agência do Bairro Boa Vista, depois de ter prejudicado os moradores do Abadia.
 
Por tabela
O enxugamento afeta também os vigilantes (terceirizados), pois em agências sem caixas (bancários) normalmente os bancos não mantêm profissionais de segurança.
 
Aberração
Nem a pandemia parece sensibilizar os dirigentes das poderosas instituições bancárias, facilitadores de aglomerações com as suas decisões de enxugamento.
 
Insensíveis
Quando se trata de ganhar mais dinheiro, ainda que em prejuízo das pessoas, a insensibilidade reina no segmento. E não é privilégio dele.
 
Estratégia
Na interpretação do líder sindical Diego Buzanar, a estratégia dos bancos e oferecer um mau atendimento presencial, com a redução de pessoal, empurrando os clientes para o sistema eletrônico.
 
Pouco amistoso
Em sua segunda análise da gestão municipal, o Observatório Político aponta para a falta de “diálogo amistoso” entre equipe e profissionais da Educação.
 
Culpados
E aponta para a falta de uma postura de diálogo de alguns membros da equipe. “Todas as conversas carregam, sim, tons de achar culpados” – critica o documento.
 
Adoecimento
A falta de orientação ou fiscalização do cumprimento das normas de biossegurança em escolas tem aumentado o adoecimento dos profissionais – denuncia o Observatório.
 
Live
Nesta 5ª feira, os Observatórios Político, Covid e Urbano vão debater o papel desses grupos e a cidade no pós-pandemia, a partir das 19h no Canal Onda (YouTube).
 
Expectativa
Integrante do Observatório Político, Sumayra Oliveira anunciou que a matemática Michelli Maldonado detalhará os números da Covid-19. Michelli é ex-integrante do Comitê Técnico de enfrentamento à Covid.
 
Não é prova
Em processo, mensagens obtidas por print screen da tela do Whatsapp Web devem ser consideradas provas ilícitas por decisão da 6ª turma do STJ.
 
Sem vestígios
A exclusão de mensagem enviada ou recebida não deixa vestígios no computador ou no aplicativo e, por isso, não pode ser recuperada para efeito de prova, frisou a Corte.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia