JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 03 de agosto de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Adiada entrega de pedido de impeachment ao Ministério Público

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

09/06/2021 - 19:02:05. Última atualização: 10/06/2021 - 19:08:46.

A entrega ao Ministério Público da documentação em que foi alicerçado pedido à Câmara de decretação do impedimento da prefeita vai ser adiada mais uma vez. No Legislativo, a postulação foi arquivada por não atender requisitos considerados indispensáveis à sua tramitação. Antes anunciada para 2ª feira, a entrega das denúncias ao MP havia sido postergada para hoje, e houve comunicação de nova impossibilidade

Posse no TJ
Em cerimônia que começará às 10h, o juiz Ricardo Motta tomará posse como desembargador do Tribunal de Justiça de Minas. Promoção do então titular (há 27 anos) da 1ª Vara Criminal de Uberaba foi decidida no mês passado. O juiz Fabiano Veronez, da 2ª Vara Criminal, acumulará, provisoriamente, também a presidência da 1ª Vara.

Uberabenses na Corte
Com a posse de Ricardo Motta, aumenta a representação uberabense na mais alta Corte do Estado. Lá estão, também como desembargadores, com passagem pelo Fórum “Melo Viana”, Fabiano Rubinger, Habib Jabur, Doorgal Andrada, Flávio Batista Leite, Marcus Padula e o juiz convocado João Rodrigues, ainda titular em Uberaba, mas com promoção já sinalizada.

Perto do fim
Ofuscada pela CEI da Vacina, a Comissão de Inquérito da FUNEPU também está perto de concluir as suas investigações. 

Falhas
Algumas irregularidades foram denunciadas, inclusive por ex-funcionários, mas não comprovadas até agora.

Erro médico
Uma delas diz respeito à manipulação de prontuário, feita para, segundo o delator, acobertar possível erro médico na prescrição de medicamento, com ocorrência de morte. 

Confissão
Haveria confissão de funcionário de que o prontuário que atestaria o erro foi rasgado e substituído por outro. 

Indeferida
Há 20 dias, mais uma vez, o Ministério da Saúde indeferiu a concessão à Funepu do Certificado de Entidade Beneficiente de Assistência Social. 

Recurso
Quem assina o indeferimento é o secretário de Atenção Especializada à Saúde do MS, Sérgio Yoshimasa. 

Finalidade
Segundo o Ministério da Saúde a vocação da Funepu é pesquisa e extensão, e não gestão de serviços de saúde. 

Discorda
A FUNEPU discorda do indeferimento e recorrerá. Entende preencher os requisitos necessários à obtenção do certificado. 

Tramitando
Há três anos o Conselho Municipal de Saúde questionou a gestão das UPAs pela Funepu, em procedimento que ainda tramita no Ministério Público. 

De fora
A matemática Michele Maldonado deixou o Comitê Técnico da Saúde, insatisfeita com os rumos tomados pelo grupo nas análises sobre a Covid-19, 

No silêncio
Assim como o infectologista paulistano Francisco Cardoso não foi incluído no Comitê, apesar de anunciado, a saída de Michele também não foi publicada.

Perda
A profissional da UFTM era uma das referências técnicas do enfrentamento ao vírus desde o início da pandemia.

Participativo
Sobre o infectologista, a SMS diz que ele tem participado das reuniões semanais e das decisões do Comitê, definidas de forma colegiada. 

Peso
E garante que as manifestações de Francisco Cardoso, defensor do tratamento precoce não adotado pela rede, têm o mesmo peso dos demais. 

Vacinação
Das 10 maiores cidades de Minas Gerais, Uberaba é a 4ª que mais vacinou contra a Covid-19 com a aplicação de 85,29% das 141 mil 222 doses recebidas. 

Atrás
É superada por Uberlândia (93,30%), Betim (88,20%) e Montes Claros (86,96%).

Na frente
Supera Contagem (83,04%), Valadares (82,58%), Juiz de Fora (81,31%), Ipatinga (77,22%), Ribeirão das Neves (76,3%) e BH (72,16%).

Na região
No Triângulo, entre outras cidades com índices maiores de vacinação que Uberaba estão Patos de Minas (95,54%), Ituiutaba (88,53%) e Araxá (86,60%).

Pertinho
Entre as vizinhas mais próximas, Campo Florido (92,64%), Água Comprida (92,05%), Veríssimo (91,66%), Conceição das Alagoas (85,31%).

Testagem
De 2 mil 640 uberabenses com síndrome gripal que recorreram às UBS entre os dias 31 de maio e 7 de junho, somente 1 mil 121 foram testados. E 306 deram positivo.

Quem sabe?
Não há divulgação da quantidade de testes feitos no privado.

Contágio
Na CODIUB, pelo menos seis funcionários testaram positivo para Covid, nos últimos três meses.

Negativo
Hospitais não admitem rotina de atrasos de até 72h na comunicação de óbitos por Covid à SMS, apontada como motivo de inconsistência em boletim diário.

Diariamente
“Mário Palmério” e “São Domingos” indicaram que as comunicações ocorrem diariamente às 11h com os dados relativos às 24h anteriores.

Isolado
Por um problema técnico, o MP retardou o comunicado das 11h para o fim da tarde de domingo. Caso isolado.

Dias depois
Anunciada para a última segunda-feira, a entrega pela Câmara ao Ministério Público das peças do pedido de impeachment recusado será nesta 5ª feira.

Em mãos
Presidente Ismar Marão vai passar toda a documentação às mãos do promotor José Carlos Fernandes, da Defesa do Patrimônio Público.

Afastado
Mais um juiz estadual afastado das atividades por Covid. Não há registro de outros casos no fórum nos últimos dias.

Doril
Para alguns, o presidente da CEI da Vacina, Marcos Jammal, desapareceu nos últimos dias. Não atende ligações nem dá retorno. Sinal de fumaça?

Pode?
Com tanta tecnologia disponível, vereador sai de Angra dos Reis, a 850 km, para conhecer a ZPE de Uberaba, ainda no papel? Isso é que é gostar de viajar.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia