JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 23 de maio de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

FALANDO SÉRIO

Continua depois da publicidade



Áudios anunciando invasão e chacina levam pânico a pais e alunos de escola estadual

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

13/05/2022 - 20:29:47. - Por Wellington Cardoso

O atestado
Com o dentista assumindo ter datado errado – um dia a mais - o atestado dado a Varciel e o vereador explicando o motivo para ter pedido o documento, a Comissão de Ética da Câmara finalizou a sua apuração do episódio. O objetivo não era a sessão noturna da Casa.

Versão
À comissão o vereador disse em depoimento que o objetivo era justificar a ausência em reuniões internas e no salão de cabeleireiro de sua propriedade no período da manhã do dia 12. Não é prática na Casa, nesses casos, edil ausente apresentar atestado médico ou de dentista.

Protocolado
O atestado foi protocolado na administração do Legislativo e seria válido para justificar a ausência em sessão, caso Varciel, ao retornar da viagem que gerou a polêmica, não tivesse pedido para o dia ser descontado.

Relatório
Na segunda-feira, a Comissão de Ética deve ler o relatório em que constará a sua conclusão sobre o episódio. A tendência é a absolvição do vereador.

Incidente em escola
Desentendimentos entre dois alunos da Escola Estadual “Corina de Oliveira” levaram o pai de um deles a transferi-lo para outro estabelecimento. Dias após, na 4ª feira, circularam áudios entre os estudantes, e que foram enviados também a alguns pais, anunciando que a escola seria invadida e ocorreria uma chacina. E o medo se instalou na comunidade escolar.

Mal entendido
Depois de identificado o autor de um dos áudios, a diretoria convidou os pais dele e os de outros alunos para uma conversa na escola. E diante deles disse que o estudante teria cometido crime ao divulgar fake news. Diante do comentário e insatisfeita, a mãe do rapaz decidiu chamar a Polícia Militar. O imbrógilio ficou registrado em REDS.

Denise no páreo
“Tornar-me deputada estadual é mais um passo para o enfrentamento de ações de nossos cuidados aos animais” – diz as vereadora Denise Max, ao confirmar sua candidatura pelo Patriota. Pioneira na defesa pública da causa em Uberaba, antes mesmo de se eleger vereadora, Denise ressalta na correspondência que “os animais precisam de nós”.

Pois é!

Enganou-se quem pensava que o promotor José Carlos Fernandes havia perdido o gás depois dos anos de atividades diretamente na PGJ, mais como coordenador e orientador de colegas.

Métodos
Claro está que ele aprimorou os próprios métodos de atuação, dedicando-se ao aprofundamento de investigações e ao cerco aos investigados alicerçado em provas palpáveis.

Integração
E a cada dia mais Fernandes tem buscado a atuação conjunta com as forças de segurança pública, as Polícias Militar, Civil e Federal.

Vítimas
Na operação deflagrada nesta sexta-feira pelo curador do Patrimônio e a Polícia Civil, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Grande, presidido pelo prefeito de Delta, e o Hospital Mário Palmério são vítimas da ação de médicos para desviar recursos públicos.

Auditoria
Uma auditoria deflagrada no ano passado pelo Hospital MP identificou uma série de irregularidades internas e dela nasceu notícia de fato enviada à promotoria, levando à investigação em inquérito conduzido pelo próprio chefe do 5º DPC, Felipe Colombari.

Os investigados
Foram alvos dos mandados de busca e apreensão executados nesta terça-feira dois ex-funcionários do hospital e dois médicos de Ribeirão Preto. Os mandados foram expedidos pelo juiz Marcos Botega, da 1ª Vara Criminal, onde correrá a ação, agora sob sigilo.

Fakes
Por ocasião da auditoria de iniciativa do “Mário Palmério”, no ano passado, e das demissões dela resultantes, não faltaram denúncias anônimas imputando a perseguição as dispensas feitas.

Outras áreas
As investigações ainda não concluídas podem chegar a outros nomes além daqueles para os quais foram expedidos mandados de busca e apreensão. Até agora elas estiveram centradas em clínica oftalmológica, mas outras áreas também poderiam ter sido contaminadas.

Corrupção
E são tantas as denúncias de corrupção no Triângulo Sul, que Colombari criou no 5º Departamento a Unidade de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro, crimes que normalmente andam de mãos dadas.

O erro
Laudo produzido por empresa contratada pela Prefeitura atesta que houve erro de execução no asfaltamento do trecho da BR-050 ainda sob a responsabilidade do município, nas imediações do antigo Cascata.

Surpresa!
Acompanhado pelo advogado Jacob Estevam, vaqueiro procurou Base Comunitária da PM para denunciar que, segundo testemunha, figuraria como tesoureiro do Instituto Daniel Franco, o que ele próprio não sabia.

Suspeitas
Trabalhador rural também levantou suspeitas sobre o destino das doações feitas ao instituto para a execução de projetos sociais. E pelas denúncias será interpelado judicialmente pelo jurídico do instituto.

Chantagem
À coluna, Daniel Franco se disse vítima de tentativa de chantagem de outro ex-funcionário da família, ao qual está processando pela produção de fakes contra ele. E que as denúncias agora surgidas fariam parte disso tudo.

Do bolso
Daniel adiantou que todas as despesas do instituto na execução de projetos sociais (cerca de R$ 650 mil), em 2021, foram bancadas do bolso, dele e da família. Entre a assistência prestada está o acolhimento a mulheres vítimas de violência em parceria com o Judiciário.

Chuvas e frio
Climatempo prevê possibilidades de chuvas em Uberaba entre este sábado e a segunda-feira. E que a temperatura tende a esfriar, e muito, ao longo da semana. Na quinta-feira a previsão é de que ficará entre 3 e 17 graus e ocorrerá geada.

Pé na estrada
Franco Cartafina e Aelton Freitas não param. Viajam toda semana para cidades onde têm trabalho realizado, para entregar o resultado de emendas ou simplesmente conversar com lideranças locais. Lição: candidato que não amplia os seus horizontes está fadado ao insucesso.

A propósito...
Ativista político Ricardo Teles lançou um desafio aos inúmeros pré-candidatos a deputado federal e estadual em Uberaba: que se comprometam a não concorrer a vereador na próxima, como forma de atestarem que a eleição de agora não é apenas trampolim para 2024.

Elogiado
Com a publicação do edital de recuperação da avenida Filomena Cartafina, o secretário de Estado de Infraestrutura a Mobilidade foi à rede social para elogiar Franco. Segundo Fernando Mercato, há mais de dois anos o deputado uberabense vem cobrando a realização da obra, para a qual inexistiam recursos. “Obrigado pela parceria e parabéns pelo trabalho” – frisou, dirigindo-se a Franco.

Indenização
No caso de produtos vindos de fora, em que o supermercado recorre ao código do próprio fabricante apenas acrescentando o preço, o consumidor não tem como provar onde adquiriu o alimento que eventualmente lhe provoque intoxicação.

Código único
Esse código é único para todo o País, variando apenas o valor da mercadoria lançado pelos pontos de venda, o que fragiliza ação de indenização proposta pela vítima contra o fabricante e o supermercado.


Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia