JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 21 de outubro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Bancada evangélica indicará Líder de Elisa no Legislativo

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

05/10/2021 - 20:18:04. Última atualização: 06/10/2021 - 08:06:22.

Atualizada às 8h06 de quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Liderança do Executivo
Bancada evangélica na Câmara de Vereadores, formada pelo pastor Eloísio, Samuel Pereira e Fernando Mendes, indicará o próximo líder do Executivo no Legislativo. Nesta 4ª feira, eles pretendem se reunir com os colegas do chamado Grupo dos 13 para sacramentar o nome do substituto de Caio Godoi. A conferir nas próximas horas.

Sem oposição
Fato é que oposição à prefeita no Legislativo, que nunca foi consistente, está a cada dia menor. Os vereadores atuam com absoluta independência em relação aos seus partidos, o que facilita o diálogo com o Executivo. Independência de que desfrutam Samuel Pereira e Fernando, que são MDB, e Almir Silva, do DEM, dentre outros. 

Elas dão preocupação
Bastou a constatação de que advogadas encabeçariam mesmo chapa de oposição na 14ª Subseção da OAB para que o grupo fosse alvo de alguns ataques nas redes sociais. Uma das fakes disse que é o “clube da Luluzinha” enquanto outra diz que a chapa é de esquerda. 

Advogadas Bruna Soares, Patrícia Teodora, Ivanda Nivaldete, Berta Fonseca e Natália Salge 

Firmes e fortes
Mas, elas não se abalam nem desanimam. Ao contrário, estão acertando os últimos detalhes para a composição da chapa, que, segundo a advogada Patrícia Teodora, junta mulheres e homens dispostos a fazer o melhor pela categoria e a defesa da sociedade.

Certo está
Em relação às primeiras notícias sobre o movimento, a única alteração está na cabeça de chapa: Berta Fonseca disputará a presidência e Patrícia Teodora poderá ser a vice, posição que ainda está em aberto.

Agenda
O grupo promoverá rodadas de conversações com colegas de profissão colocando a pergunta “o que é melhor para a advocacia(?)”. E Patrícia lembra que uma eleição na OAB interessa diretamente a sociedade como uma todo: é do segmento que saem desembargadores e ministros.

De olho
José Carlos Fernandes, Gilson Falcucci e Alcir Arantes. O trio de promotores de Justiça que atuarão no Eleitoral no biênio novembro deste ano a outubro de 2023.

Judiciário
O juiz Fabiano Veronez deixará a presidência da Justiça Eleitoral em março e seu substituto ainda depende de eventual movimentação de magistrados. Régia Ferreira e Nilson de Pádua completam o trio de juízes para o ano que vem.

Praça da Expô
Projeto das intervenções programadas para o trânsito na rotatória da praça da Exposição já está com a Secretaria de Serviços Urbanos para execução. A prioridade das obras em andamento na BR-050, chegada no viaduto ainda não liberado, provocou o adiamento.

Semáforos
A redução de semáforos nas rotatórias não será tão grande quanto a sinalizada. Ela é impossível de acontecer sem prejudicar a segurança se não houver a execução de obras como a retirada da estação do BRT nas imediações da Mata do Ipê.

Retirados
Mas, houve a retirada de dois deles na Praça da Bíblia, em medida que ainda divide motoristas que passam habitualmente pelo local. Como a alteração é recente, precisa-se de um período de acomodação para uma análise mais precisa das conseqüências.

Mão dupla
Quem trafegar na região do Parque das Américas, imediações da rua Segismundo Carlos, deve ficar atento porque o sistema binário foi excluído para as ruas dom Pedro I e Eurípedes Barsanulfo. Em direção ao aeroporto, ambas agora têm mão dupla.

Menos verbas
Município que não der atenção à atenção básica (ou primária) da Saúde receberá menos recursos para investir na área. O critério para a distribuição das verbas federais inclui bom desempenho da assistência “na ponta”, capacitação e incentivo às ações estratégicas.

Classificação
E Uberaba não está em posição confortável no ranking publicado pelo Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde. É apenas o 4.773º entre os municípios brasileiros e o 673º em Minas Gerais, atrás de Delta, Conceição das Alagoas, Conquista e Veríssimo, dentre outras da região.

Lamentável
“É óbvio que, diante dos resultados, menos recursos virão, e eles mostram que a assistência na atenção primária em Uberaba está na emergência e pede socorro” – diz o ativista do SUS, Controle Social e Cidadania Jurandir Ferreira.

Candidatíssimo
Cadeira da presidência da FIEMG parece estar mesmo despertando a veia político-partidária de quem senta nela.

Elisa saiu para assumir a Prefeitura e seu sucessor, José Arlênio, quer disputar um lugar na Assembléia Legislativa no ano que vem.

Partido?
O empresário é um dos primeiros filiados do Novo em Uberaba, mas não deve continuar na sigla. Irá se abrigar em outro para viabilizar a própria candidatura. E quem será que Elisa apoiaria: ele ou Rui Ramos?

Crise hídrica
Articulada por Túlio Micheli, a Câmara promove audiência pública sobre a crise hídrica nesta quinta-feira, a partir das 16h. Entre os convidados estão Elisa, Moacyr Lopes e José Waldir.

Culto
A partir desta 4ª feira, uma vez por mês, a Câmara de Vereadores terá culto pela bancada evangélica antes da sessão oficial. Será no plenarinho, a partir das 17h20. O objetivo é pedir as bênçãos de Deus para o trabalho legislativo – diz o vereador e pastor Eloísio.

Showmício
STF vai bater o martelo se showmício é constitucional ou não. O relator do processo aberto a pedido de três partidos – PSB, PT e PSol – é o ministro Dias Toffoli.

Seguros
Colega Karla Borges anuncia que o advogado Leone Trida Sene lança a 3ª edição do seu livro “Seguros de pessoas – Negativas de pagamento das seguradoras”. A maioria das pessoas que têm seguro de carro, por exemplo, não sabe o que fazer quando houve uma recusa de pagamento do que foi contratado.

Segurado, o “culpado”
Muitos são induzidos a acreditar que o sinistro ou furto de que foi vítima ocorreu por culpa sua. Com experiências vivenciadas no setor, o advogado Leone Trida decidiu escrever o livro, uma referência para quem quer defender os próprios direitos.

Atualização de estatuto
Não descartando a contratação de assessoria externa, a Secretaria de Administração tem dois grupos de trabalho criados para reestruturar a organização da administração direta e revisar os planos de carreira, cargos e salários dos servidores. O Estatuto do Servidor também passará por revisão no mesmo período.

Dobradinha
Está mais do que confirmada a dobradinha Aelton Freitas e Tony Carlos para as eleições do ano que vem. Esta semana, os dois estiveram em São Francisco de Sales e devem visitar outras cidades a partir de agora.

Há complexidades
Diz a infectologista Cristina Hueb haver dificuldades para se chegar a uma conclusão sobre a presença de vacinados (49%) entre as vítimas fatais da Covid em junho e julho (de dados parciais). Faltam dados considerados importantes para um estudo a respeito como o perfil clínico dos pacientes, se tinham comorbidades que modificariam a resposta imune e o agravamento da Covid.

Terceira dose
Primeira infectologista a participar do Comitê Técnico de enfrentamento à Covid, ainda no ano passado, a médica lembra que uma única dose de vacina não modifica o risco para as formas graves da doença, e que há necessidade para um estudo saber também há quanto tempo a segunda dose havia sido aplicada no paciente que veio a óbito. E ressalta que é do conhecimento geral a necessidade da terceira dose em determinados grupos.

Não é 100%
Cristina Hueb frisa, por fim, que as vacinas não impedem a doença em 100% dos vacinados. E a proteção para o paciente não evoluir para formas graves também não é em 100% das pessoas. O que não tira nem diminui a importância da vacinação.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia