JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 21 de outubro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Tribunal de Justiça condena Prefeito acusado de corrupção

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

30/09/2021 - 19:51:24. Última atualização: 30/09/2021 - 20:08:16.

Condenação

Acusado de, no contexto de processo ambiental, exigir da Vale Fertilizantes, em 2017, a contratação de empresa de ônibus da família para o transporte de trabalhadores, o prefeito de Patrocínio foi condenado a 3 anos e 3 meses de reclusão no regime aberto. 

Substituição

A pena pelo crime de corrupção foi, contudo, substituída por duas medidas restritivas de direitos: pagamento de 50 salários mínimos e prestação de serviços comunitários.

Retaliação

Apontou o MP que Deiró Marra teria ouvido o “não” da Vale Fertilizantes e por isso adotado medida de retaliação à empresa.

 

Obras na 050

Secretaria de Serviços Urbanos iniciou a execução de serviços sobre a passagem subterrânea da BR-050, imediações do antigo Clube Cascata, para agilizar a conclusão daquela obra de arte.
 
Que bom!
Presidente da Funepu vê com certo alívio o envio ao Ministério Público do inquérito produzido pela CEI com denúncias e críticas à fundação: agora sai do plano político para uma área técnica.
 
Dois pesos
Enquanto é acusada por alguns vereadores de não prestar um bom serviço nas UPAs, a Funepu, segundo Jesislei Rocha, acumula um prejuízo mensal de R$ 50 mil por conta de contrato renovado sem o reequilíbrio solicitado e sem receber o reajuste de 3,22% nele previsto.
 
Contestações
Alguns pontos da apuração da CEI conflitam com informações oficiais. Um deles quanto à denunciada falta de fiscalização aos serviços da Funepu pela Prefeitura. Por portaria, a SMS havia criado na gestão passada dois grupos de trabalho com esse objetivo.
 
Relatórios
Os relatórios produzidos pelas duas comissões de acompanhamento e avaliação, integradas também por membros do Conselho Municipal de Saúde, estão na própria SMS. Mas, as informações obtidas pela CEI são de que inexistem.
 
Falhas persistem
Embora tenha responsabilizado apenas a gestão passada por falhas nas relações com a Funepu, membros da CEI admitiram durante os pronunciamentos da 4ª feira que algumas delas ainda persistem.
 
Puxão de orelha
Durante a sessão levaram bronca vereadores que ficam circulando pelo plenário enquanto colegas se manifestavam. Uma delas de Túlio Micheli e outra do Wander. O senta e levanta de alguns havia sido observada também na exaustiva reunião de segunda para terça.
 
Fundação
A proposta de Túlio é que seja criada uma fundação municipal de saúde para assumir as Unidades de Pronto Atendimento.
 
Pé no chão
Fernando Mendes é contra o rompimento de contrato com a Funepu. Disse com todas as letras que a SMS não tem pessoas qualificadas para gerir os serviços prestados pela fundação. “Já foi muito pior do que é hoje”.
 
Deu certo
Também Samuel Pereira é contra o desejo externado principalmente pelo professor Wander, que disse desejar que a Funepu suma de Uberaba. Segundo o vereador evangélico, a contratada trouxe tranqüilidade a partir do momento que assumiu as UPAS. “Deu certo” – frisou.
 
Passivo
Demonstrativo de riscos fiscais e providências para 2022 inserido na Lei de Diretrizes Orçamentárias, publicada na 4ª feira, mostra que condenações judiciais sofridas pela Prefeitura, ainda tramitando, representam R$ 7,7 milhões.
 
Foto na capa
Porta-Voz continua inovando. Na edição de 4ª feira há uma foto de capa do promotor José Carlos Fernandes para anunciar o 1º Café com Ética deste ano, que seria realizado nesta 5ª feira.
 
Dobradinha
Nem Heli Grilo nem o secretário Rui Ramos. O grupo de PP e Podemos que se uniu para as eleições do ano passado deseja que Franco faça dobradinha com alguém da turma: vereadora Rochelle ou cabo Diego.
 
Decisão
O deputado federal disse ao “Pingo do J” (Rádio JM), nesta 5ª feira que a decisão pode ser tomada ainda esta semana.
 
Barrada
Lu Fachinelli foi barrada na portaria do Horto Municipal, que tentou visitar entre 6h e 7h da manhã. Mesmo sendo vereadora e, principalmente, servidora efetiva do município.
 
Simples assim!
Somam mais de 418 mil as investigações criminais tramitando na Polícia Civil em Minas Gerais, segundo a própria PC. Há casos ainda de 2006 não concluídos.
 
Nos municípios
Nos próximos dias, a própria Polícia Civil dirá ao Ministério Público os números relativos a cada município, o que significa que Uberaba estará no pacote. E juntos traçarão estratégia para a redução desse passivo. 
 
Assim reduz
A sinalização é de que serão arquivados os inquéritos de crimes “sem solução” e os com eventuais penas já prescritas. Com o efetivo e a estrutura que tem, a PC pouco pode fazer para aumentar a sua produtividade.
 
Em 30 dias
A perspectiva do Procuradoria Geral de Justiça é que uma portaria conjunta esteja pronta em trinta dias para disciplinar procedimentos.
 
Vacinação
Na lista da vacinação, a SMS já constatou a existência de uns poucos casos de mais de duas doses tomadas por um mesmo cidadão, não exclusivamente no município. Os vacinados ficam sujeitos a responder pela irregularidade junto ao Ministério Público.
 
Curso Técnico gratuito
Abre-se nesta 6ª feira o período de inscrições para os jovens interessados em concorrer a bolsas de estudo para o Curso Técnico em Administração do Centro Social Encantos Dominicanos com parceria do Rotary Club de Uberaba Portal do Cerrado. Os selecionados terão ainda vale transporte, uniforme e lanche diário.
 
Facilidades
As inscrições podem ser feitas das 12h30 às 17h30, na praça do Uberaba Tênis, 360. É preciso levar cópias de Identidade e CPF, comprovantes de conclusão ou de matrícula no ensino médio e de residência. Mais informações pelo telefone 3331.9921.

 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia