JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 21 de junho de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Presidente volta a desrespeitar normas e se aglomera sem máscara

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

11/05/2021 - 00:00:00. Última atualização: 11/05/2021 - 06:37:00.

François Ramos – Redator Interino

Agora
Iniciada pelo Ministério da Saúde a entrega de mais um lote com 1,12 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech. Essas unidades serão destinadas para a primeira aplicação em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência permanente.

Difícil
De acordo com o Ministério da Saúde, a distribuição do imunizante ocorre de forma proporcional e igualitária entre os estados e Distrito Federal. Contudo, as condições de armazenamento da vacina da Pfizer/BioNTech dificultam sua distribuição para o interior do Brasil. As doses ficam armazenadas a uma temperatura de -90°C a -60°C e nas salas de vacinação a refrigeração pode variar no máximo entre +2 a +8°C, com necessária aplicação em até cinco dias.

Prioridade
O governo brasileiro estima que existem 25 milhões de pessoas com comorbidades ou deficiências, com idades entre 18 e 59 anos. Inicialmente, a prioridade na vacinação alcançará pessoas com síndrome de Down, doença renal crônica em diálise, gestantes e puéperas com comorbidades, pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades e pessoas com deficiência permanente, de 22 a 59 anos, cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Uberaba
O Governo Municipal deu início à vacinação de pessoas com síndrome de Down, acima de 18 anos; pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), acima de 18 anos; gestantes e puérperas (45 dias após o parto) com comorbidades, acima de 18 anos. A imunização desse público exige apresentação de documentação comprobatória da condição prioritária.

Exigência
Para se vacinarem, as pessoas desse grupo prioritário devem apresentar, além de um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência, um documento padrão único criado pelo Município e que está disponível no site da Prefeitura. Ele deve ser impresso e levado para ser preenchido pelo médico, de forma a indicar em qual condição se enquadra o paciente. O instrumento deve ser assinado e carimbado para ser entregue no momento da vacinação.

Grávidas
Aprovado por unanimidade no Senado Federal, o Projeto de Lei (PL) n.º 3.932/20, de autoria da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), aguarda sanção presidencial para se transformar em lei. Iniciativa determina o afastamento de gestantes do trabalho presencial no período da pandemia. Medida visa proteger as grávidas da exposição ao coronavírus, uma vez que elas são consideradas um dos grupos de risco da Covid-19.

Será?
De acordo com a coautora do PL n.º 3.932/20, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC), a medida não deve afetar a contratação de mulheres, já que a discriminação de gestantes constitui crime no Brasil e a pandemia é uma situação temporária. Entretanto, existe no Planalto fundado temor em relação até mesmo à manutenção do emprego de não gestantes, uma vez que a possibilidade de gravidez pode amedrontar o empresário de um mercado já em crise com a possibilidade de não poder contar com o trabalho presencial das colaboradoras.

Caos
Enquanto a pandemia não cede por aqui, o País continua repleto de “incêndios”, alguns com o apoio das próprias autoridades que deveriam zelar pela “ordem e progresso” em um cenário de respeito à democracia brasileira. No mínimo espera-se obediência à legislação e às normas a todos imposta, ou estamos voltando aos tempos do absolutismo em que a lei alcança a todos, menos ao “herdeiro divino do poder”?

Vem pras ruas?
Entidades de produtores rurais nos Estados organizam para o dia 15/5 atos de apoio ao Presidente da República contra o STF e pelo fim das medidas de isolamento social adotadas por governadores e prefeitos. Jair Bolsonaro, alheio a todas as recomendações das autoridades de Saúde, no domingo (9), convocou publicamente seus apoiadores para participarem das manifestações.

Brinca
Pra variar, num cenário em que o País registra mais de 420 mil mortos, após o discurso dirigido a militantes, o chefe do Executivo nacional, mais uma vez sem máscara, cumprimentou os presentes com apertos de mãos, abraços e tirou selfies em meio a uma aglomeração na qual várias pessoas desrespeitavam a diretriz do uso de máscara ou faziam uso inadequado do equipamento.

Polarização
Num clima de polarização que leva a atitudes conservadoras eivadas pelo preconceito, Chú, jogadora do Palmeiras e da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, fez comentário ofensivo sobre a morte do ator Paulo Gustavo: “foi para o inferno”. Motivação pode ser classificada como extremismo religioso.

Como?
Em sua manifestação, ao comentar sobre o fato de Paulo Gustavo (umbandista/homossexual) e do irmão Lázaro (evangélico/cantor gospel e servo de Deus) terem perdido a batalha para a Covid-19, a jogadora alviverde afirmou que a diferença era que, enquanto o religioso foi para o céu, o humorista iria para o inferno. Após a repercussão negativa, a atleta gravou um vídeo se desculpando.

Atitude
Apesar de o comentário ter sido apagado e de Chú ter demonstrado arrependimento, a torcida do Palmeiras cobrou atitude da diretoria. O clube, no entanto, limitou-se a dizer que foi uma manifestação equivocada e que a atleta já se desculpou, tendo sido o assunto tratado internamente.

Refletir
Verdade seja dita, esse é apenas um exemplo dos absurdos que os discursos extremistas que se fortalecem no Brasil têm provocado diariamente. Um povo reconhecido outrora pela sua alegria, carisma e solidariedade tem no século XXI um período que macula sua imagem, com discursos de ódio, violência, preconceito e discriminação. 

Boa
Nomeação de Pollyana Silva de Andrade para o exercício do cargo de presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba gera expectativa positiva na categoria. Servidora é reconhecida por sua capacidade, eficiência e comprometimento.

Delícia
Semana está só começando? E daí? Aproveitar a vida ao lado de quem se ama não tem data, nem hora! Surpreenda não apenas no Dia dos Namorados. Sempre é tempo de encomendar aquela lasanha deliciosa, rocambole de torresmo com mandioca, escondidinho (carne e frango) e adoçar a vida com uma delícia de pudim da Cintia Teixeira Craft Food. WhatsApp para reservas: (34) 99791-7534.

Frase
“O homem pode amar o seu semelhante até ao ponto de morrer por ele; mas não o ama tanto que trabalhe em seu favor.” – Pierre Joseph Proudhon (livro Sistema de contradições econômicas)

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia