JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 18 de maio de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

MP quer explicações da Secretaria de Educação sobre volta às aulas

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

28/04/2021 - 20:03:21. Última atualização: 29/04/2021 - 08:16:44.

Atualizada às 8h16 do dia 29 de abril

Covid-19: outro dia de crise
Em 24 horas, Uberaba viu 10,9 pessoas testarem positivo a cada 60 minutos, 12 morrerem e a rede hospitalar entrar em colapso. O quadro da 4ª feira, descrito por médicos que atuam em hospitais, beirava o caos. O boletim epidemiológico repetia a ladainha de vagas existentes, ainda que poucas, contrariando os relatos, inclusive da rede privada.

Mortes em UPAs
Em 26 dias de abril, seis pacientes morreram em UPAs enquanto aguardavam vagas. E nos últimos dias, pacientes do Triângulo Sul, jurisdição de Uberaba, tiveram de ser transferidos para Patos de Minas, também por falta de vagas no Hospital Regional.

Ondas não seguram contágio
Na vigência das Ondas Roxa e Vermelha, o número de uberabenses contaminados pela Covid-19 saltou de 16 mil 060, em 7 de março, para 23 mil 618 nesta 4ª feira. Uma diferença para mais de 7,5 mil em 53 dias. Nos 65 dias anteriores, a evolução havia ficado em 6 mil 731 novos pacientes. E nos dez meses de pandemia em 2020, os contaminados foram 9,9 mil.

Cenário assustador
Com o surgimento acelerado de novos casos (263 ontem), mortes diárias, hospitais e UPAs no limite, profissionais de Saúde esgotados, escassez de medicamentos e a diminuição da capacidade de indignação das pessoas diante do cenário, as perspectivas são ainda mais assustadoras. Aos prantos, médicos e enfermeiros têm relatado o próprio desespero diário em um cenário em que usam todos os recursos ao seu alcance, mas pacientes continuam morrendo.

Promotor da Infância e Juventude, André Tuma

Por quê?

Se há uma coisa que o Ministério Público quer saber é por que as aulas presenciais foram liberadas nas escolas particulares, mas nas municipais não.

Dois pesos

E mais: por que a volta na rede mantida pela Prefeitura está condicionada à vacinação dos professores (?), critério não adotado para os estabelecimentos privados.

Para todos

Diz o coordenador regional do MP da Infância e da Juventude que o critério deveria ser único, levando em conta a segurança das crianças.

Ninguém

Se não está na hora de voltar ou não, que seja para todos – frisa André Tuma, lembrando a autoridade sanitária do município.

Prejuízos

Ele vê prejuízos para as crianças, “que não pisam na escola há um ano”, mas ressalta que o retorno precisa ser feito com segurança e adoção de protocolos.

Gargalos

Promotor aguarda resposta da Secretaria de Educação aos questionamentos do MP e entende que “só (re)começando é que se saberá onde estão os gargalhos”.

CEI da Funepu

Ex-funcionários das UPAs foram as primeiras testemunhas que tiveram depoimentos colhidos na CEI, que está dando os seus primeiros passos.

Na lista

Outros três serão ouvidos na semana que vem, que tem depoimentos programados para terça, quinta e sexta.

Requisitados

Os integrantes da CEI - China, Wander e Canecão – requisitaram informações à FUNEPU e à Prefeitura, com base em denúncias recebidas.

Em detalhes

Em resposta, a fundação submeteu à apreciação dos vereadores um documento com 89 páginas.

Ciclovias

Prefeitura deve implementar projeto de expansão de ciclovias e ciclofaixas, e até criará Seção específica para o setor na Secretaria de Defesa Social.

Revisão 

Todas as já implantadas passarão por revisão, explica o vice-prefeito Moacyr Lopes, adepto do ciclismo e condutor do projeto em estudos.

Suspensa

Como ciclofaixa para lazer aos domingos, o espaço antes reservado na avenida Santa Beatriz está suspenso.

Univerde

Diz Moacyr que o projeto deve ser implantado no segundo semestre e contemplar a Univerdecidade, além de criar uma ciclovia fixa na avenida Nenê Sabino, 

De surpresa

Vereador Jammal apareceu de surpresa na Central de Vacinas da SMS para uma “inspeção”, enquanto presidente da CEI. Ninguém ficou estressado.

Recuo

Depoimentos dos condenados a mais de 45 anos de prisão por tráfico de drogas, associação criminosa e falsificação de documentos estão recheados de contradições.

Sob pressão

Dois deles chegaram a alegar em juízo que suas afirmações na polícia foram feitas sob pressão. Alegações feitas na contramão das provas carreadas para os autos.

Clonagem

Na denúncia do Ministério Público consta que a quadrilha vinha atuando há anos no tráfico de drogas, na falsificação de documentos e na clonagem de cartões.

Apreensão

Em poder de um dos condenados, a polícia havia apreendido, em outra ocasião, R$ 54,7 mil provenientes da falsificação de cartões bancários.

Mulheres

Duas mulheres figuram no grupo desbaratado pela PF a partir do recebimento de encomenda de maconha via Sedex e condenado pelo juiz Ricardo Motta.

De saída

O Big entrega nesta 6ª feira o prédio em que funcionou o Walmart, e que passará a abrigar o Villefort Atacado em 90 dias.

Prejudicados

O fechamento há semanas da porta principal de acesso ao prédio deixou em dificuldades outros estabelecimentos em funcionamento no local (ótica, lotérica, perfumaria).

Ignorando

Poucos consumidores sabem que essas lojas continuam lá.

Pêsames

Administrador de badalado grupo de Whatsapp, Cássio Frank registrou que a palavra “pêsames” é disparada a mais citada nas mensagens dos últimos nove meses.

Cronômetro

Adquiridos no ano passado, marcadores digitais de tempo começam a ser instalados pela SDS ao lado de semáforos do centro da cidade e outros pontos estratégicos.

Menos stress

Equipamento objetiva reduzir a ansiedade do motorista à espera do sinal verde. E mostrar quanto resta de tempo para quem está na outra via concluir a travessia.

Cachimbo da paz

Integrante do 1º escalão da Prefeitura reuniu vereadores, divididos em dois grupos, em busca de entendimento capaz de barrar as divergências em curso e futuras.

Cargos

E a ocupação de cargos em comissão por indicação de edis acabou ocupando um bom espaço, com resistência de alguns e interesse de outros.

Quer todos

Um chegou a afirmar, diante da reação negativa de colega, que aceitaria ficar também com as indicações que eventualmente coubessem a ele.

Celebrando a vida

Mulher chegou com cólica de rins à UPA São Benedito, na tarde desta 4ª feira, e vai ter alta com uma criança (menina) nos braços. É mãe.

Cerveja geladinha

 

Perguntei ao professor de física Éber Chaban (também formado em Odontologia) qual é o melhor copo para se tomar uma cerveja gelada. A resposta você conhecerá agora:

Qual o melhor copo para se tomar uma cervejinha estupidamente gelada?

Copo de alumínio.

Tem gente que adora, se possível com o emblema de seu time! Pode ser bonito, mas, para beber cerveja é um desastre. O alumínio é um excelente condutor de calor, em poucos instantes o conteúdo do copo terá esquentado. Alguns recursos, entretanto, podem salvar a pátria. Existem alguns com paredes duplas, às vezes com este espaço cheio de água, outras vezes com ar ou mesmo isopor. No caso da água, ele deve ser mantido no congelador e imediatamente trocado assim que o gelo tiver derretido, recomendo este copo para tomar a primeira cerveja, principalmente quando ela ainda não estiver gelada o bastante. A primeira a ser colocada neste copo terá sua temperatura bastante reduzida, o que já não acontece com as posteriores, este gelo dura pouco tempo e em breve a água que sobrar dele vai é esquentar sua cerveja.

No caso de ar ou isopor, o efeito de ambos é o mesmo, são mais eficientes, pois o ar impedido de se deslocar é um isolante térmico dos melhores. Eis aí um bom copo para quem gosta de alumínio. Aliás, há uma maneira simples de saber se seu copo de alumínio é adequado ou não, encha-o de líquido gelado e segure, a parede externa não deve ficar gelada, se ela estiver com temperatura muito baixa é sinal de perda de calor, vai esquentar sua cerveja.

Copo de plástico.

Os de paredes espessas são os melhores em termos de isolamento térmico. Além da proteção gerada pelo ar dentro deles, o plástico em si é mal condutor de calor, mas, cá entre nós, beber cerveja em copo plástico, ninguém merece! 

Copo de vidro.

Isso sim, é coisa de gente civilizada. Prefira os pequenos, sei que os grandes são mais atraentes mas, quanto mais se demora para tomar o seu conteúdo, mais quente ele fica, o ideal mesmo, seria um copo bem pequeno e na maior parte do tempo vazio, algo quase impossível de se fazer. O brasileiro típico tem horror a copo de cerveja vazio, assim que ele é colocado na mesa, sempre haverá alguém para enchê-lo. O problema é que enquanto sobre a mesa, ele está esquentando, sabe aquela água que se forma por fora do copo? É condensação, cada grama de água que é formada, libera algo em torno de 540 calorias, isto é o bastante para fazer seu copo de 200mL esquentar quase de três graus Célcius, que horror!

Trocando em miúdos

O ideal é um copo de vidro, pequeno e, enquanto aguarda que você beba, deve ficar vazio, mas, cá entre nós, a hora de tomar uma cerveja com os amigos é o momento de relaxar, então, seja feliz, use o copo que você escolher da maneira que desejar. Saúde

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia