JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 18 de maio de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Covid-19 segue fazendo vítimas que estavam internadas há poucos dias

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

22/04/2021 - 19:53:52. Última atualização: 23/04/2021 - 14:39:18.

Em quatro dias, trinta e nove vítimas fatais da Covid-19 foram registradas em Uberaba. E o boletim epidemiológico desta 5ª feira reforça o que a coluna vem alertando: pacientes mortos com poucos dias de internação. Das onze vítimas anunciadas, oito ficaram menos de dez dias em hospital, e seis delas entre dois e cinco dias.

Falta de informações

Sem qualquer informação se o paciente havia sido testado positivo e se tinha ou não acompanhamento, é comunicada uma morte na própria residência do doente. E não foi o primeiro nessa condição. Também não há informação se as seis vítimas com mais de 70 anos estavam vacinadas. Ou se tinham outras enfermidades.

Novos infectados

Em 24 horas, 186 novos uberabenses foram testados positivos, o que representa 7,75 a cada 60 minutos.

Depoimentos

Sessão da Câmara nesta 5ª feira fez com que a CEI da Vacina adiasse para a próxima semana a coleta de depoimentos pré-agendada.

Muita gente

Jammal, Luizinho e Wander ouvirão na próxima terça-feira pelo menos dez testemunhas arroladas.

Convidado

Na semana passada, a comissão convidou o vereador cabo Diego para participar da audiência em que foi ouvido o superintendente regional de Saúde.

Qualificado

Experiência de Diego enquanto policial é considerada importante para as investigações, diz Jammal. E o PM já disse à coluna ter “alguma coisa” para contribuir.

Premiados

Tenente Cintra Júnior (4º BPM) e sargento Gessival Alves Freitas (67º Batalhão) recebem o Troféu Referência Cabo Valério, entregue pela Associação de Praças da PM e CB.

Destaques

Premiação foi criada para homenagear o “mártir” da rebelião de 97 e os PMs que se destacassem em suas atividades, e a entrega, nesta 5ª feira foi feita pelo subtenente William Alberto, coordenador da ASPRA.

Sob análise

Em encontro virtual de vereadores e uns poucos filiados do PP e do Podemos, sob a liderança de Franco Cartafina, foi feita avaliação da gestão Elisa Araújo.

Críticas

Muitas críticas foram direcionadas ao governo sobre o enfrentamento à Covid-19 e a vacinação. Alguns se sentiram mais à vontade na conversa “reservada”.

Especial

Filiado ao PSL, Túlio Micheli participou do papo virtual como convidado especial.

Custódia

Somente durante a pandemia a Justiça poderá fazer audiências de custódia por videoconferência. 

Veto derrubado

É o que prevalecerá com a derrubada pelo Senado do veto de Bolsonaro a artigo da lei nascida do pacote anticrime elaborado por Moro.

Juiz de garantias

A implantação da figura do juiz de garantias, incluída na lei por proposta de parlamentares, continua suspensa pelo ministro Luiz Fux, do STF.

Contra a honra

Fica também valendo o artigo que trata do aumento de penas para crimes contra a honra (calúnia, difamação e injúria), quando cometidos ou divulgados pela Internet.

Curiosidades

Listas da vacinação já publicadas pela Prefeitura têm algumas curiosidades. Uma delas é a quantidade de vacinados sem a indicação da sua lotação profissional.

Atendentes

E também têm atendentes e recepcionistas em número que desperta curiosidade, em especial quando o local de trabalho não é mencionado.

É isso mesmo!

E entre os vacinados têm até “estagiário de coleta” (sabe-se lá do quê).

Chipagem

Vereadora Denise vai requerer ao Executivo que ponha em prática o projeto de chipagem obrigatória de animais de pequeno porte.

À venda

Em 2013 e 2014, SeGov e Codiub desenvolveram programa e produziram lei aprovada na Câmara para o registro de todo cão ou gato colocado à venda.

Sanatório

Em fase de conclusão os trâmites burocráticos para que a Sociedade Educacional Uberabense (Uniube) assuma a gestão do Sanatório Espírita.

Prioridade

Plano de trabalho em elaboração prevê ampla assistência aos segurados do SUS e, no futuro, a possibilidade de atendimento a convênios e particulares.

Medicamentos

Situação não é de tranqüilidade, mas também não bateu o desespero. Esse é o quadro do abastecimento de medicamentos no Hospital São Domingos.

Assistência

Diz o presidente da Unimed que até agora, apesar das carências no mercado, as ações preventivas adotadas asseguram aos pacientes do HSD todos os recursos de que necessitam.

Importação

Segundo Wilson Abrão, em parceria com outras Unimeds, é tentada a importação direta de produtos, que ainda não chegaram, mas devem chegar até a semana que vem.

Precoce

A rapidez da evolução da Covid-19 nos pacientes em Uberaba atesta a necessidade do tratamento imediato já diante dos primeiros sintomas.

Tapeação

Com esses sintomas mais brandos nos primeiros dias, em relação ao antigo coronavírus, a cepa P1 camufla a sua chegada, e desenvolve a inflamação do corpo de forma mais rápida.

Fase viral

Em vídeo, o médico Fabiano Hueb chama a atenção para a 1ª fase da doença, em que a replicação viral é rápida.

Tentativa

O que, explica Hueb, exige uma tentativa, com o uso de medicamentos, de se conter a multiplicação do vírus, danosa para a 2ª fase da doença, a pulmonar.

Drogas

A prescrição das drogas na 1ª fase depende de médico e paciente concordarem. 

Monitoramento

O que não pode é o doente ficar sem acompanhamento, sem exames, como tem ocorrido em muitos casos, diante dos mais de 4 mil casos ativos de não internados.

Rapidez

Já se registram ocorrências em Uberaba de vítimas fatais com apenas um dia de internação. 

Não idosos

E muitos pacientes com menos de 40 anos de idade, atestado da mudança e da agressividade do vírus.

Paternidade

STJ reconhece que não é da Globo a paternidade da vinheta “Brasil-sil-sil”, usada no futebol desde a década 70. Autor deve receber indenização.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia