JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 18 de maio de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Covid-19 aumenta suas vítimas fatais fora do grupo de idosos

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

21/04/2021 - 19:56:38. - Por Wellington Cardoso Última atualização: 21/04/2021 - 19:57:07.

Coluna atualizada às 20h do dia 21 de abril de 2021

Dependência química
Com a aprovação de planos de trabalho pelo Conselho Municipal Antidrogas, a Prefeitura celebrará convênio com cinco comunidades terapêuticas para assistir a dependentes químicos. A dependência química (drogas lícitas e ilícitas) é um dos maiores desafios das Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social. E também da área de segurança pública, em razão do tráfico.

Restaurante popular
A possibilidade da transformação do restaurante popular em cozinha social é sinalizada pelo ministro João Roma, da Cidadania. A mudança do objeto do programa havia sido solicitada pela Prefeitura, na gestão passada, e foi agora novamente discutida em Brasília pelo deputado Franco Cartafina, que abriu o canal do entendimento.

Sim ou não
Caberá à nova gestão municipal manifestar que opção considera melhor para o momento, em meio ao agravamento da fome motivado pela pandemia. Em ambos os modelos o programa é subsidiado pelo município.

Grande diferença
Na cozinha social, a Secretaria de Desenvolvimento Social pode ser mais seletiva quanto aos beneficiados, atendendo aos mais necessitados como cadastrados no bolsa família, moradores de rua e assistidos por entidades beneficentes.

Fechamento
Já o restaurante popular pode ser freqüentado também por quem tem melhores condições financeiras, o que levou ao fechamento de cerca de 80 deles em todo o País, segundo dados do próprio Ministério da Cidadania.

Compra de flores
Será nesta quinta-feira a abertura das propostas e disputa de preços de pregão eletrônico com que a Prefeitura/Gabinete pretende comprar R$ 11,6 mil de arranjos florais, buquês, botões de rosa e coroas de flores. Contrato a ser firmado por doze meses.

Seleção mais ampla
Prefeita acolheu manifestações contra critério anterior estabelecido pela chefia de Gabinete e ampliou o processo seletivo para a escolha do futuro presidente do IPSERV. Agora, não apenas os sindicatos podem indicar candidatos, mas é permitida também candidatura independente mediante apresentação de currículo que satisfaça as exigências para a ocupação do cargo. Inscrições podem ser feitas até o dia 30.

Melhor projeto
E a nomeação do titular da Superintendência de Políticas da Juventude será feita também via processo seletivo. Os interessados no cargo têm até o dia 10 de maio para a apresentação de projeto para o setor. Uma comissão da qual participará a própria Elisa escolherá os três melhores. E o autor de um deles será nomeado.

72h com 28 mortos
A Covid fez 28 vítimas fatais em Uberaba nas 72 horas fechadas às 18h desta quarta-feira. Doze delas com menos de 60 anos, fora, portanto, da antiga faixa de risco formada exclusivamente por idosos. Foram 9 os mortos do feriado, segundo o boletim epidemiológico.

Corte de leitos
Araguari perdeu 33% dos seus leitos de UTI Covid. Por falta de medicamentos e profissionais de Saúde, a Santa Casa optou por fechar os dez leitos que mantinha em funcionamento. No início da semana, dezenove das vinte UTIs restantes na cidade estavam ocupadas.

Contaminada
Médica residente na Santa Casa, a 1ª dama Ana Carolina está em quarentena, depois de ser testada positivo, apesar de ter tomado as duas doses da vacina em Brasília, em hospital onde havia iniciado a residência. Prefeito major Renato e filhos não foram contaminados.

Contrários
A anunciada possibilidade de abertura de novos leitos Covid em UPA não agrada médicos. Para os que se manifestaram à coluna, mais importante seria a ativação de 15 a 18 leitos possíveis no Hospital Regional. Entendem que manter pacientes Covid em UPA não é a melhor solução, pois poderia acarretar atrasos de cuidados àqueles que evoluíssem para um quadro de gravidade.

 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia