Vai render Com CEI instalada pela Câmara e lista de vacinação conhecida, o “fura-fila” será assunto para no mínimo dois meses. E o desfecho da investigação, imprevisível.
Sinalização
Como havia grupos prioritários de vacinação muito restritos no início dela, há sinais claros de que realmente houve “fura-fila”. Resta saber a extensão e a motivação.
Lupa
Presidente da CEI do “Fura-Fila”, Jamal, e seus colegas passam o fim de semana olhando com lupa a lista, sobre a qual não faltarão questionamentos.
Engatinhando
E os trabalhos da comissão nem começaram.
Curiosidades
Dentre os curiosidades da lista estão estudantes a partir de 21 anos, enquadrados como trabalhadores de saúde, sem a indicação de local de atividades.
Departamentos
Assim como chefe e servidor de departamentos da Prefeitura sem qualquer ação de campo contra o vírus.
Para todos
Também profissionais de saúde não enquadrados naquele momento na lista de prioridades (linha de frente) foram vacinados.
Denúncias
À época, até mesmo médicos denunciaram a vacinação de colegas que não estavam atuando no enfrentamento à Covid-19, mas apenas em seus consultórios particulares ou até licenciados.
Cemitério
Chama a atenção também os variados vacinados com lotação no cemitério, mas citados como trabalhadores de saúde. E ainda há os coveiros, mencionados como tal.
Outros
E somam mais de 1 mil 700 vacinados como trabalhadores de saúde, mas com atividade profissional citada como “outros”.
Assessores
Parecem ter sido igualmente beneficiados alguns assessores de secretarias.
Incoerência
Enquanto Guardas Municipais, PMs, policiais penais e civis ainda não foram vacinados, na lista figuram servidores sem qualquer ação de linha de frente.
Linha de frente
Assim como os GMs, os agentes de Fiscalização de Posturas, em campo deste março do ano passado, não foram vacinados.
Na frente
Os bombeiros receberam doses já no início da campanha, diferentemente dos seus colegas da segurança pública.
Critério
Lote de vacinas a ser recebido nesta terça-feira tem doses destinadas à segurança pública, mas os critérios ainda não são conhecidos.
Quem?
Integrantes de quais instituições o Estado está incluindo para vacinação neste momento? Todas? Ou deixará a seleção por conta do município?
Quantidade
Também não está claro quantas doses do lote são destinadas às forças de segurança.
Vencimento
Frascos de vacina com vencimento no dia 31 de março foram entregues pela Superintendência de Saúde à SMS no dia 1º daquele mês.
Planejamento
A chamada às pressas de pessoas fora da faixa de idade ou de profissão prioritária evidenciou a falta de controle do estoque e do planejamento de aplicação. Ou descuido.
Extra
A convocação extra (de 65 a 70 anos) e de forma seletiva, no dia 29, chegou a ser considerada fake pela Secretaria de Comunicação.
Trapalhada
Mais uma trapalhada da equipe que renderá dores de cabeça aos superiores na Comissão de Investigação.
Do contra
Dentro da Secretaria de Saúde houve opiniões contrárias à vacinação de estudantes quando o assunto entrou em pauta.
Ignorados
Vozes que alertavam para o fato de que muitos universitários de Medicina não estavam na linha de frente, diferentemente daqueles que já estagiavam em hospital.
Desculpa
E, em uma das festas de estudantes flagradas pela patrulha mista GM/Posturas/PM, a desculpa dada aos agentes é que a turma estava vacinada.
Em curso
Até agora nada vazou sobre a apuração que a Controladoria faria sobre as listas de vacinação.
Entregaram?
Nem se as recebeu no prazo de 10 dias das instituições que as fizeram, como foi ficou determinado no Plano de Vacinação publicado com o procedimento já em curso.
Dividida
Se houve “fura-fila”, como parece ter havido, com a colaboração das instituições que apontaram as prioridades do primeiro momento, isso também aparecerá.
Conferência
Cada instituição definiu as suas prioridades e faltou conferência, o que seria feito com a apuração anunciada. E o será pela CEI, segundo o presidente Jamal.
Solidariedade
Casa Espírita de Scheilla adotou medidas sanitárias e não parou sua assistência aos carentes, distribuindo 15 mil marmitex e milhares de máscaras durante a pandemia
Histórico
O Centro do Bairro Fabrício, presidido pelo médium Fábio Antônio da Costa, é um dos dezenas fundados pessoalmente por Chico Xavier.