JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 11 de abril de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Praticamente recuperada, prefeita faz novos exames

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

30/03/2021 - 20:54:57. Última atualização: 30/03/2021 - 21:38:08.

Circulação

Confinada há uma semana em razão da contaminação por Covid-19, a prefeita faz novos exames laboratoriais e de imagem nesta 4ª feira, mas está liberada para retomar as suas atividades presenciais.

Tomografia

Entre os exames, uma tomografia para averiguar as condições dos seus pulmões.

Medicamentos

Assistida desde o primeiro momento pelo médico Eduardo Grisolia e o próprio secretário de Saúde, Sétimo Bóscolo, Elisa foi tratada com os mesmos medicamentos disponibilizados à população na rede pública.

Uso acordado

Produtos usados nos primeiros dias de suspeita ou confirmação de contágio, a critério do médico autor da prescrição e concordância do paciente, quando não há internação. Os hospitais têm os seus protocolos.

Tensão

A morte por Covid-19 de enfermeiro que ainda na semana passada cumpriu plantão aumenta as preocupações dos funcionários do Hospital de Clínicas.

Sem sintomas

Trabalhador não apresentava sintomas durante o turno, mas passou mal no sábado, internando-se no domingo. O óbito veio nesta terça-feira, três dias após a internação.

Reinfectado

Enfermeiro, de 36 anos, que também atuava em UBS, teria pego Covid-19 pela segunda vez.

Sobrecarga

Como expressiva parcela de enfermeiros, ele tinha dois empregos para se manter, o que, durante a pandemia, tem especial significado como sobrecarga de atividades.

Está certo?

Área de descanso de profissionais de Saúde do HC está situada perto de duas enfermarias do PS, de onde se deslocam também para outras.

Cruzado

Para alguns desses trabalhadores há riscos enormes de infecção cruzada por Covid-19, pois nessas enfermarias há frequentes registros de pacientes com o vírus.

Na fila

De 20 a 30 pacientes Covid-19 aguardam vagas em UTI, assistidas em enfermarias do próprio Hospital Regional e do “Mário Palmério”.

Suporte

Há esforços maiores de assistência a esses pacientes já que seu estado exige atendimento em UTI. Médicos e enfermeiros se desdobram.

Esgotada

Apesar do recente aumento de vinte leitos de UTI, a capacidade de atendimento está esgotada. O que tem determinado vagas são óbitos, lamentavelmente.

Ufa!

A chegada da primeira máquina para o início do recapeamento da MG-427 levou à rodovia os deputados Heli Grilo e Franco Cartafina.

Pontos críticos

Dezoito pontos críticos da rodovia foram mapeados e merecerão atenção especial na execução dos trabalhos de recuperação.

Postura

Não apenas os Guardas Municipais, mas também os agentes de Fiscalização de Posturas precisam ser vacinados. Estão na linha de frente do embate.

Não é absoluta

Morte de enfermeiro da Secretaria de Saúde atesta que a imunização não é 100% nem a vacina atenua as implicações do contágio em todos os vacinados.

Vai demorar

Em mais uma rodada de conversas do Executivo com as empresas de ônibus, na semana passada, nada ficou alinhado sobre o reajuste de tarifa ou subsídio.

Audiência

A única certeza é que não haverá correção de valor antes da obrigatória audiência pública, que, neste primeiro ano de vigência da lei, terá de ser virtual.

Queda

O nível de passageiros transportados diariamente voltou a cair para a faixa de 23 a 26 mil/dia. Já foi de 70 a 80 mil.

Zero

O Triângulo Sul não receberá nenhum dos 862 soldados recém-formados pela PM em Belo Horizonte.

Escola

Para “suprir” as enormes necessidades de Uberaba e do conjunto de três dezenas de cidades, há escola de formação funcionando no 4º Batalhão com 37 alunos.

Evolução

Ainda que com as irregularidades naturais de um sistema novo, o Estado está conseguindo oferecer aulas online aos estudantes, e até mesmo disponibiliza a Internet.

Celular

O acesso liberado gratuitamente é exclusivamente às aulas, mas, ainda assim, muitos adolescentes esbarram na falta do celular.

Correndo atrás

Ex-presidente da FETI, o professor Eduardo Calegari, está correndo atrás de doações (de telefones usados) para suprir a carência desses jovens.

Vazaram

Chefes da Secretaria de Saúde sumiram enquanto o vereador professor Wander e seu assessor Mariscal “fiscalizavam” a Central de Vacina nesta terça-feira.

No páreo

Professor Luís Sérgio, indicado pelos três sindicatos de servidores, e Moacir Félix, representando os aposentados, disputam a presidência do IPSERV.

Indicação

Sem detalhar como deveria ser o processo de escolha no âmbito de cada sindicato, o Gabinete disse em portaria que os indicados serão submetidos à prefeita.

Sem consulta

O conjunto dos servidores não chegou a ser consultado.

Soltura

Preso em 21 de janeiro, acusado de violência doméstica, uberabense foi posto em liberdade a requerimento do criminalista Tiago Juvêncio deferido pelo TJ.

Divulgação

Prefeitura deve divulgar até sexta-feira as listas de vacinação colocadas sob suspeita de ocorrência de fura-fila.

Apuração

Divulgação não estanca as apurações da Controladoria e da Câmara sobre as suspeitas de irregularidades

Na Justiça

Para ter a reposição salarial de 4,5%, negada pelo Executivo, o Sindicato dos Servidores decide recorrer ao Judiciário.

Mais votado

Na recomposição do Conselho Fiscal da UNIMED, nesta terça-feira, o mais votado foi o cardiologista Raelson Batista, cirurgião cardiovascular e ex-regulador do SUS/SMS, foi o mais votado.

Presidência

O ex-integrante do Comitê Técnico e Científico de enfrentamento à Covid-19 teve 154 indicações, cerca de 50% dos votos válidos. Tradicionalmente, o mais votado preside o conselho de seis membros (três titulares e três suplentes).

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia