JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 25 de janeiro de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Continua depois da publicidade



Codau contrata UFU para estudo de ocupação do córrego Lajeado

O objetivo é obter um diagnóstico da situação para elaboração futura de diretrizes de ocupação dessa região, onde já existe adensamento e expansão urbana

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

Última atualização: 19/05/2014 - 09:55:41.

O Codau está em fase de contratação do estudo de impacto ambiental no curso de água do córrego Lajeado, um dos afluentes do rio Uberaba. O objetivo é obter um diagnóstico da situação para elaboração futura de diretrizes de ocupação dessa região, onde já existe adensamento e expansão urbana.
 
O estudo será desenvolvido por um grupo multidisciplinar da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Federal de Uberlândia (FECIV/UFU) da área de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. De acordo com o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, o cenário de urbanização progressiva gera um alerta quanto à ocupação e os reflexos ambientais negativos de interferências no uso e ocupação do solo nesta sub-bacia.  E sendo assim, o trabalho deverá dimensionar características especiais de ocupação como diretrizes de drenagem do terreno, tecnologias que impeçam a contaminação do solo e que preservem a qualidade da água.
 
O lajeado está inserido na Área de Proteção Ambiental (APA) do rio Uberaba e o afluente está localizado acima da captação de água do Codau. “Qualquer crescimento desordenado pode afetar a qualidade de água para consumo humano e influenciaria inclusive na metodologia de tratamento utilizado pelo Centro Operacional nas Estações de Tratamento de Água (ETA)”, ressaltou o presidente.
Os estudos englobam desde os levantamentos topográficos da seção transversal do córrego Lajeado, vazão, precipitação, evapotranspiração potencial, avaliação de cargas totais que afluem no rio Uberaba a partir do córrego e o nível de urbanização da sub-bacia que compromete a capacidade de captação atual na barragem do Codau.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia