JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 16 de setembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

TRE-MG alerta para golpe envolvendo agendamento domiciliar da biometria

Eleitores de Uberaba comunicaram ao Cartório Eleitoral que estão sendo procurados por servidores da Justiça Eleitoral

- Por Thassiana Macedo Última atualização: 24/01/2018 - 15:27:45.

Foto/Jairo Chagas


A biometria somente é feita na Central do Eleitor, na rua Lauro Borges, e o agendamento em pontos pré-estabelecidos pelo TRE

Eleitores de Uberaba comunicaram ao Cartório Eleitoral que estão sendo procurados por servidores da Justiça Eleitoral, os quais estariam batendo de porta em porta para realizar ou agendar o recadastramento biométrico. Porém, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) alerta que o agendamento da biometria só pode ser feito nos postos oficiais localizados na Uniube, Cohagra e Prefeitura Municipal, pelo Disque-Eleitor, no telefone 148, ou pelo site www.tre-mg.jus.br/eleitor/agendamento.

Possível golpe estaria ocorrendo com o objetivo de praticar o roubo de dados pessoais, pois os golpistas estariam solicitando acesso ao número de documentos importantes, como o CPF e o próprio título de eleitor. Para isso, os falsos servidores vão batendo às portas das casas nos municípios em que o recadastramento é obrigatório, como é o caso de Uberaba, dizendo que estão recolhendo dados para agendar a biometria.

O TRE-MG informa que a Justiça Eleitoral não faz nenhum contato pessoal com eleitores para agendar ou realizar o recadastramento biométrico, que é uma função específica das Centrais de Atendimento ao Eleitor. Caso algum eleitor tenha recebido uma visita como esta e tiver repassado números de documentos aos golpistas, a orientação do Cartório Eleitoral é fazer um registro de ocorrência junto à Polícia, na Aisp mais próxima.

Para fazer a coleta das digitais, o agendamento dos eleitores é obrigatório. Na Cohagra, que fica no Praça Uberaba Shopping, o atendimento é das 8h às 11h e das 13h às 18h; na Prefeitura, é das 12h às 18h, e na sala 2Y19 da Uniube, campus Aeroporto, o dia todo. Apenas idosos, portadores de necessidades especiais, grávidas, lactantes e pessoas com crianças de colo não precisam agendar.

As Centrais de Atendimento ao Eleitor estão localizadas na rua Doutor Lauro Borges, nº 97, Estados Unidos. O atendimento de segunda a sexta-feira é de 10h às 18h e aos sábados e domingos, das 9h às 13 horas. Além da biometria, é possível realizar alistamento e transferência eleitorais, revisão, alteração de dados, certidões e segunda via do título. Eleitores acima de 70 anos precisam fazer o recadastramento biométrico apenas se realmente quiserem votar nas eleições de outubro deste ano. Como o voto para essa faixa etária é facultativo, a biometria não é obrigatória.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia