CIDADE

Uberabenses podem receber alerta de temporal por SMS

Uberabenses, assim como os demais mineiros, poderão receber, a partir de amanhã (15), alertas de desastres naturais por SMS

Geórgia Santos
Publicado em 14/01/2018 às 09:09Atualizado em 16/12/2022 às 07:12
Compartilhar

Reprodução

Serviço oferecido pela Defesa Civil não tem nenhum custo para o cidadão

Uberabenses, assim como os demais mineiros, poderão receber, a partir de amanhã (15), alertas de desastres naturais por SMS. Além de Minas Gerais, o sistema também está sendo implantado no Mato Grosso do Sul e Goiás e foi desenvolvido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em parceria com a Defesa Civil e operadoras de telefonia móvel.

O serviço, que não tem nenhum custo para o cidadão, já está implantado nos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Já foram enviados 1.775 alertas e enviadas 24.851.355 mensagens de texto, segundo a agência. Agora será a vez de Minas.

De acordo com a arquiteta da Defesa Civil de Uberaba, Ana Luiza Bilharinho, trata-se de um sistema gratuito e que envia alertas regionalizados. Aquele que se cadastrar receberá SMS informando a situação de chuva, vendaval ou de deslizamentos prováveis que possam acontecer em regiões específicas. “Para nós, em Uberaba, seria interessante se pessoas adquirissem esse serviço, uma vez que já temos histórico de desastres, e a situação de relevo da cidade potencializa a ocorrência de inundações”, diz.

Os mineiros irão receber no celular o seguinte informe: "Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar, responda para 40199 com CEP de interesse". Aqueles que se cadastrem receberão as informações periodicamente.

Vale lembrar que a Defesa Civil Estadual também disponibiliza um aplicado com informações semelhantes. “É um sistema mais interativo, chamado Sip Dec, e oferece mapas, dados regionalizados sobre o tempo. Nele existem abas com orientações, como, por exemplo, como prevenir problemas se houver temporais, entre outros artifícios. Com relação ao município, a Defesa Civil de Uberaba está estudando a possibilidade de oferecer serviço semelhante, de alerta municipal, uma vez que temos particularidades específicas”, explica.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por