JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 27 de junho de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Continua depois da publicidade



Folias de Reis devem obter alvarás de circulação na Fundação Cultural

Folias de Reis de Uberaba devem obter alvará para a circulação e festas em comemoração ao Dia de Santos Reis

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

- Por Geórgia Santos Última atualização: 04/01/2018 - 07:13:26.

Arquivo


Uberaba é a cidade com maior número de companhias de reis do país; agora elas têm de obter alvará para circular e realizar as festas

Folias de Reis de Uberaba devem obter alvará para a circulação e festas em comemoração ao Dia de Santos Reis, celebrado no próximo sábado. Neste período do ano o movimento de folias aumenta, uma vez que o Dia de Santos Reis é 6 de janeiro. E, para garantir a segurança dos foliões e outras questões, é preciso solicitar alvará na Fundação Cultural. A emissão do documento acontece no mesmo dia.

Segundo a historiadora da FCU Maria Aparecida Manzan, os representantes dos grupos devem procurar o Setor Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Sempac) e a emissão do documento é feita na hora. É preciso estar com o RG ou CPF do festeiro ou do capitão da folia, preferencialmente, e informar o dia, horário, local e hora da alvorada do grupo. “A nossa intenção não é gerar burocracia, e sim dar segurança ao grupo”, afirma a historiadora.

Até o momento foram emitidos cerca de 30 alvarás para festas no início de 2018. Um número pequeno, diante da quantidade de folias existente no município. Uberaba é, oficialmente, a cidade com o maior número de Folias de Reis cadastradas em Minas Gerais e no Brasil, com cerca de 140 companhias já registradas. E, além de oferecer segurança aos foliões, o alvará de circulação é uma forma de monitorar e mapear as folias ativas.

Contudo, é importante ressaltar que para festas que necessitam de fechamento de ruas ou que terão impacto no trânsito, os grupos de Folia de Reis também devem ter os respectivos alvarás e autorizações da Prefeitura. “O alvará de circulação não corresponde aos mesmos alvarás para fechamento de rua e demais necessidades. Os grupos precisam estar atentos e formalizarem os pedidos na Prefeitura, para que as festas ocorram sem problemas”, enfatiza.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia
Fechar