JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 28 de fevereiro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Fundação Cultural recebe exposição em comemoração ao mês da Consciência Negra

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

Última atualização: 01/11/2017 - 08:07:33.

A Galeria de Artes Rachel Machado, que fica na sede da Fundação Cultural de Uberaba na praça Rui Barbosa, receberá a partir desta quarta-feira (1º) a exposição “Expressões Quilombolas: Identidade Negra em Memórias Coloridas”, da artista plástica Daniela Néspoli. A mostra faz parte das celebrações ao mês da Consciência Negra e a visitação será até dia 10 de novembro. A galeria fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

A exposição especial será composta por cerca de 20 telas e, após o dia 10, seguirá em itinerância por escolas. Ao longo do mês as obras também serão exibidas no saguão de entrada do Teatro Municipal Vera Cruz, e parte das telas também irão para a Casa de Cultura da cidade de Guaíra/SP com o apoio da Fundação Cultural de Uberaba.

Daniela Néspoli imprime em suas obras o que vive na dimensão pessoal e profissional. A temática étnico-racial, com foco na luta quilombola e cultura de resistência do povo negro brasileiro, é uma constante inquietação perceptível no conjunto de sua expressão artística. O tema faz parte do seu espírito e da sua forma de viver, trabalhar, pesquisar e encarar a vida.

A exposição é uma coletânea de telas que expressa a identidade negra, marginal e de resistência, que muitas vezes se contrapõe às técnicas formais de desenho e pintura. Os traços fortes e cores vibrantes revelam o olhar e a personalidade que destacam a artista em uma mostra que promete atrair o olhar do público.

Daniela Néspolli, que é natural de Pirassununga/SP e reside em Uberaba desde 2010, é Mestre em Serviço Social e atualmente divide seu tempo entre o exercício profissional de servidora pública, no curso de graduação em Serviço Social da UFTM, o doutorado que cursa na Universidade Estadual Paulista – Unesp e a paixão que nutre pelas artes, especialmente nas técnicas de desenho e pintura.


Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia