CIDADE

Morre aos 85 anos o catireiro-mor da região, Romeu Borges de Araújo

Morreu ontem, aos 85 anos, vítima de complicações de uma pneumonia, Romeu Borges de Araújo, mestre da catira

Publicado em 01/10/2017 às 19:12Atualizado em 16/12/2022 às 10:09
Compartilhar

Jairo Chagas

Romeu quando de sua apresentação com Ana Botafogo, depois de ter feito especial para o Fantástico, da Rede Globo

Morreu ontem, aos 85 anos, vítima de complicações de uma pneumonia, Romeu Borges de Araújo, mestre da catira e o maior divulgador desta cultura caipira na região. Diretor do Sindicato Rural de Uberaba, o produtor rural dedicou sua vida à pecuária e a dançar catira, paixão desde os oito anos.

Empreendedor rural, bom chefe de família, o bem-humorado contador de “causos” do clã dos Borges era respeitado no setor agropecuário de Uberaba e os amigos diziam que “Seo Romeuzinho”, como era chamado, era o catireiro-mor desse Brasilzão sertanejo, e que fazia questão de divulgar a arte que trazia paixão, destreza e espontaneidade nas coreografias.

Ajudou a fundar a “Catira dos Borges”, em 1940, e sempre que podia e era convidado fazia questão de levar a bela arte de sapatear e bater palmas, tudo isso ao mesmo tempo. Sua fama de dançarino ultrapassou fronteiras e foi convidado pela Rede Globo de Televisão a se apresentar com uma das mais importantes bailarinas do mundo, Ana Maria Botafogo, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, para o Fantástico. A ação foi um sucesso e a catira ganhou admiradores mundo afora.

O Sindicato Rural de Uberaba emitiu nota manifestando o pesar da diretoria e colaboradores pelo falecimento de Romeu Borges de Araújo. O velório aconteceu na sede do Sindicato Rural de Uberaba, rua Manoel Brandão, 160, bairro Mercês, e o sepultamento, no início da noite deste sábado no cemitério São João Batista.

Romeu Borges de Araújo deixa a esposa Marli Dal Secco Borges de Araújo e quatro filhos - Sérgio, Ricardo, Raquel e Romeu Júnior (presidente do Sindicato Rural) - e seis netos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por