CIDADE

Número de pessoas em situação de rua cresceu, mostra levantamento

De acordo com a chefe do Departamento de Proteção Social Especial, Cláudia Cristina da Silva, o diagnóstico aponta que, em Uberaba, existem 190 pessoas em situação de rua

Geórgia Santos
Publicado em 07/06/2017 às 11:19Atualizado em 16/12/2022 às 12:49
Compartilhar

Foto/Arquivo

Praça Jorge Frange é um dos pontos onde se concentram pessoas em situação de rua em Uberaba

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realiza levantamento sobre as pessoas em situação de rua em Uberaba. A pesquisa que começou na primeira quinzena de maio deverá ser divulgada depois do dia 15 de junho e, até o momento, o resultado parcial mostra que houve aumento no número de pessoas que vivem nessas condições na cidade.

De acordo com a chefe do Departamento de Proteção Social Especial, Cláudia Cristina da Silva, o diagnóstico aponta que, em Uberaba, existem 190 pessoas em situação de rua, sendo que cerca de 80 delas são migrantes itinerantes. O número já é considerado maior do que em períodos anteriores, quando a quantidade de migrantes era de 20 a 25 pessoas. Além disso, o resultado pode ser ainda maior, uma vez que o levantamento está sendo realizado.

“Este número já é considerado alto. A crise socioeconômica interfere sobre a questão da população de rua, pois aumenta o desemprego e as pessoas migram para outras cidades em busca de ocupação, mas não encontram. Além disso, temos as esmolas como o que mais contribui para a permanência das pessoas na rua. A facilidade de levantar recursos pedindo esmolas responde por cerca de 80% dos casos. Muitos relatam que recebem doações nas ruas com frequência, como alimentos, roupas, entre outros tipos, o que contribui para que permaneçam nas ruas. É preciso institucionalizar as caridades”, diz.

O diagnóstico também irá trazer os pontos da cidade onde está localizada a maior quantidade de pessoas em situação de rua. “Já podemos apontar entre outros locais as praças Jorge Frange e Rui Barbosa, na avenida Tonico dos Santos, em alguns pontos nos bairros Parque das Américas e Santa Marta”, revela Claudia. Ela lembra que, com a realização do diagnóstico, também serão apresentadas ações que podem ser realizadas para combater essa situação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por