CIDADE

Com inadimplência acima de 50%, Codau adota novo sistema de corte

Autarquia passou a usar sistema de lacre provisório, que é mais barato para colocar e retirar, mas o consumidor pode ser multado caso promova violação por conta própria

Geórgia Santos
Publicado em 19/11/2016 às 00:54Atualizado em 16/12/2022 às 16:32
Compartilhar

Foto/Neto Talmeli

Lacre é colocado no registro do cavalete de entrada da tubulação e pode ser retirado sem operação mais complexa assim que a conta for acertada

Com inadimplência em alta, Codau adota novo método de corte no fornecimento de água em Uberaba. Ao invés de ter de quebrar passeio para interromper o fornecimento de água a um consumidor inadimplente, agora a autarquia está suspendendo o abastecimento apenas com a colocação de um lacre. A medida vem sendo adotada há uma semana.

Segundo o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, a inadimplência hoje é de 53%, quase que a cada duas contas, uma não está sendo paga em dia no primeiro mês. Os níveis de inadimplência, de acordo com ele, atinge recordes históricos, três vezes maiores do que foi a média dos últimos dez anos. “Essa situação gera dificuldades para autarquia em cumprir os seus compromissos, por isso precisamos adotar medidas. Primeiro aumentamos a equipe de corte e, depois, foi adotada uma nova forma de realizar a suspensão. Após o corte simbólico, que é o comunicado, se o consumidor não acertar o seu débito, colocamos um lacre de plástico que trava o abastecimento. Desta forma, gera praticidade para o Codau e ao consumidor”, explica o presidente.

Vale ressaltar que com o lacre o religamento acontece de forma mais prática e sem custos, pois não será preciso fazer os reparos, isto é, na hora de pagar a conta o consumidor não terá de pagar os custos pelos reparos. Além disso, é importante destacar que se o lacre for violado, o consumidor será multado em R$700, o corte será feito novamente, mas, desta vez, perfurando o passeio, e, ainda, a pessoa perde o direito de parcelar o seu débito. “Enfim, é uma atitude que, infelizmente, apesar de reconhecer toda a dificuldade da população, é preciso ser tomada, pois os níveis de inadimplência estão altos. A nossa intenção é controlar as finanças do Codau”, explica Luiz Neto, lembrando que a autarquia está contratando cinco novas equipes para realizar esse trabalho de corte.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por