CIDADE

Locais de acidentes fatais são sinalizados com as borboletas

Primeiro local que recebeu o sinal foi a Leopoldino, esquina com calçadão, onde recentemente morreu um idoso atropelado por moto

Letícia Morais
Publicado em 19/11/2016 às 08:07Atualizado em 16/12/2022 às 02:41
Compartilhar

Foto/Neto Talmeli

O Departamento de Educação no Trânsito deu início ontem às ações em homenagem ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, comemorado no terceiro domingo do mês de novembro. Estatísticas mostram que o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial de fatalidades no trânsito. Em Uberaba, estima-se que aconteçam de oito a dez acidentes por dia, principalmente os que envolvem motos.

Por isso, a Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest) realiza a ação “Borboletas no Asfalto”. O projeto consiste na pintura do inseto na cor branca nos locais onde ocorreram acidentes de trânsito graves ou fatais.

De acordo com o chefe do departamento, Hélio dos Reis Santos, a primeira borboleta foi pintada na avenida Leopoldino de Oliveira, na esquina com a rua Artur Machado. Segundo ele, a escolha do local foi em função do atropelamento, ocorrido no dia 18 de outubro, que culminou na morte de um idoso. “A borboleta é uma ação silenciosa que faz com que a gente não esqueça que o acidente de trânsito está batendo à porta”, reforça o chefe do departamento. Segundo Hélio, no país, atualmente, ocorrem 45 mil mortes ao ano. “É como se caísse um avião no Brasil todos os dias”, analisa.

A expectativa é de que sejam pintadas no decorrer da próxima semana de 45 a 50 borboletas em diversos locais da cidade onde ocorreram acidentes mais graves. Questionado sobre os custos dessa ação, o chefe do departamento disse não ter ciência dos valores, mas esclarece que o Departamento de Trânsito está ajudando com o fornecimento de tintas e pincéis para o trabalho. “Essa tinta é uma que a Prefeitura já usa no dia a dia, nas faixas. Então, não vai gastar muita coisa, porque a borboleta não é muito grande. Mas a nossa intenção é diminuir os números de acidentes com isso”, finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por