JM Online

Jornal da Manh√£ 47 anos

Uberaba, 26 de janeiro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SE√á√ēES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Municípios formalizam acordo em favor do turismo regional

Depois de oferecer qualificação a gestores e empresários, o projeto agora parte para o planejamento e diagnóstico do potencial turístico de cada cidade da região

- Por Thassiana Macedo Última atualização: 29/07/2014 - 21:27:52.

Reunião marcada para hoje servirá para que municípios formalizem interesse em participar do plano que foca no desenvolvimento econômico e social da região. Representados, eles deverão assinar o termo de adesão ao Projeto Regional de Desenvolvimento do Turismo, às 14h, na sede do Senac, na avenida Dr. Odilon Fernandes, nº 333, bairro Boa Vista. Trata-se de ação conjunta entre a Associação do Circuito Turístico dos Lagos e a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale).

A primeira fase do projeto foi a capacitação de gestores públicos e empresários dos municípios associados à Amvale sobre o tema Como desenvolver o turismo em minha cidade. “O projeto tem por objetivo o aproveitamento do potencial turístico da região nas suas várias modalidades, como forma de buscar no turismo uma alternativa de crescimento, emprego e desenvolvimento econômico e social”, esclarece o secretário executivo da entidade, Antônio Oliveira.

Durante esta etapa, também foi apresentada proposta para que os municípios participem do Roteiro Turístico “Uai Paulista”, para enfatizar a promoção e consolidação do turismo regional e de negócios, em ação que envolve os municípios do Nordeste Paulista e Triângulo Mineiro. Participaram da referida etapa os municípios de Santa Juliana, Comendador Gomes, Veríssimo, Sacramento, Pedrinópolis, Conquista, Fronteira, Uberaba, Conceição das Alagoas e Campo Florido.

Ainda de acordo com Antônio Oliveira, a próxima fase inclui planejamento estratégico, elaboração de diagnóstico turístico de cada município e capacitação dos empresários do setor de turismo pelo Sebrae e Senac. Os destinos indutores do desenvolvimento turístico regional são aqueles que possuem infraestrutura básica e turística e atrativos qualificados, que se caracterizam como núcleo receptor e/ou distribuidor de fluxos turísticos. Para isso, os municípios envolvidos estão recebendo apoio da Prefeitura de Uberaba e de entidades, como Aciu, Sebrae, Senac, Sesi e Fiemg.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia