ALTERNATIVA

Piau confirma 79 obras nos bairros para corrigir inundações

Lídia Prata
Publicado em 18/01/2020 às 10:49Atualizado em 18/12/2022 às 03:38
Compartilhar

Jairo Chagas

Piscinão nunca viu tanta água assim! Mais parecia uma lagoa na manhã de ontem, tal o volume de água da chuva que represou. Juntando o temporal da tarde de quinta-feira com o da noite, foram mais de 140mm de chuva num único dia. Dava para andar de caiaque no Piscinão...

Que aguaceiro é esse???

Foram 51 milímetros de chuva à tarde e outros 90mm à noite, entre 23h de quinta e 3h de ontem. Um aguaceiro que beirou a caracterização como tromba d’água e que arrebentou o asfalto em vários pontos da cidade. Enxurrada por todo lado, árvores caídas, casas destelhadas... um horror! Na primeira quinzena deste mês, Uberaba já registrou 407mm de chuvas. É bem verdade que os efeitos dessa chuvarada de janeiro não foram tão devastadores quanto em anos anteriores, quando a Leopoldino de Oliveira virava um “rio”, com carros rodando na enxurrada e água invadindo casas e lojas. Desta vez, pelo menos, a enxurrada escoou para os canais do Água Viva com mais rapidez. Justiça seja feita. O ideal é que não houvesse enxurrada correndo em cima das calçadas, como aconteceu na semana passada, quando a água do Boa Vista desceu pela Fidélis Reis em volume assustador. Mas, pelo menos agora o escoamento foi mais rápido.

Reparos urgentes

Em entrevista à Rádio JM na manhã dessa sexta-feira, o prefeito Paulo Piau revelou que será necessário promover reparos no Piscinão, tão logo comece o período de seca. E ali a manutenção, segundo ele, será “pesada”, o que significa “cara” e “complicada”.

Alagamentos no alto

Ainda na entrevista, Piau confirmou que estão em andamento ou serão realizadas 79 obras de drenagens nos bairros para correção de inundações decorrentes de chuvas mais pesadas. Nesse pacote estão, entre outros, o Jardim Maracanã e a avenida Marcus Cherém, que têm padecido com alagamentos nos últimos tempos. No caso específico do Maracanã, os envelopes contendo as propostas de preços serão abertos no dia 6 de fevereiro.

Lentidão

Lembrando que a primeira licitação para correção das enchentes no Maracanã foi parar na Justiça, obrigando a Prefeitura a promover nova concorrência pública, o prefeito reclamou da morosidade dos processos no Poder Público. E sapecou: “O país é tão lento que dá náusea na gente”.

Cada um por si

A propósito das licitações, o prefeito rodou a baiana quando indagado sobre a qualidade dos projetos das obras de drenagem feitos pela Prefeitura e que acabam deixando de prestar informações importantes aos empreiteiros, como existência de rochas no meio do caminho, como no caso da rua Guarapuava. “Não tem lei que obrigue a PMU a fazer aditivo de preço e de prazo por causa de surpresas encontradas na execução das obras. O empreiteiro é que tem de fazer a prospecção do local antes de entrar na concorrência” – argumentou o prefeito. Mas nem sempre é assim que acontece na prática...

Rotatórias

Pasme! Apenas a rotatória da Leopoldino de Oliveira que dá acesso ao terminal Oeste do BRT e aquela outra, na Guilherme Ferreira com Marcus Cherém, serão removidas no projeto de reurbanização de Uberaba. Por incrível que pareça, a Prefeitura não vai resolver o problema da rotatória da Guilherme Ferreira com Nelson Freire e Conceição das Alagoas, próxima à Mata do Ipê. Socorro! Inadmissível manter aquela estação de BRT no meio da rotatória e aquele estrangulamento do trânsito na Guilherme Ferreira, nas imediações da Conceição das Alagoas.

Agora ou nunca

Sobre o concurso público da PMU, Piau disse que fará o maior número possível de nomeações de aprovados antes que o prazo de validade expire, o que deve acontecer neste primeiro semestre. As áreas da Saúde e da Educação serão as mais contempladas com reforço de concursados. Quando indagado se tantas nomeações não poderão inchar a folha de pagamento da Prefeitura, Piau negou, justificando que Uberaba gasta apenas 42% do Orçamento com pessoal e poderia chegar a 55%, enquanto Estado consome quase 80% com folha. Mesmo assim é dinheiro que não acaba mais...

Aplicativo Dino

O Shopping Uberaba demonstra mais uma vez que está na vanguarda, sempre. Nestas férias decidiu levar para o mall os dinossauros. Mas não é só isso, também cultura e educação, pois destaca os que viveram aqui. Tudo em realidade virtual aumentada por meio do app Dino Shopping Uberaba, desenvolvido pelo paleoartista uberabense de renome internacional Rodolfo Nogueira e o programador Alexandre Bastos. A diversão surreal tem atraído público muito diversificado, inclusive cientistas. É que este é o primeiro app no mundo de realidade virtual aumentada com dinossauros cientificamente corretos.

Pitty

App Dino está fazendo o maior sucesso no Shopping Ub

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por