JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 10 de abril de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Cidade fica em 8º lugar em ranking

Uberaba ficou em 8º lugar no ranking de saneamento básico divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto Trata Brasil

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

- Por Daniela Brito Última atualização: 17/08/2012 - 01:52:23.

Uberaba ficou em oitavo lugar no ranking de saneamento básico divulgado nesta quinta-feira (16) pelo Instituto Trata Brasil. O estudo foi realizado nas cem maiores cidades do País com base nos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNISB), publicado pelo Ministério das Cidades, tendo como referência o ano de 2010. A cidade alcançou 7,89 pontos, ficando atrás de Santos (SP), Maringá (PR), Franca (SP), Uberlândia (MG), Jundiaí (SP), Sorocaba (SP) e Limeira (SP). O pior desempenho ficou com Macapá (AP) com nota total de 0,79.

O levantamento contou com a aferição de vários indicadores como parcela da população atendida com água tratada e coleta de esgotos, perdas de água, investimentos, avanços na cobertura e o que é feito com o esgoto gerado.

A cidade alcançou destaque nos níveis de perdas de água de 12,74% - bem inferior à média nacional de 40,46%. No indicador de esgoto tratado por água consumida, Uberaba obteve 53,91%.

O presidente do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau), José Luiz Alves, comemora o resultado do estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil. “Este resultado é fruto do trabalho que vem sendo feito. Nosso esforço está sendo reconhecido e, tenho certeza, que irá melhorar ainda mais no levantamento do ano que vem”, diz o presidente lembrando que estudo tem como referência o ano de 2010.

Ele garante que com o fechamento do SNISB, referente ao ano de 2011, a cidade irá subir no ranking, visto que existe uma programação de investimento na área de saneamento de água e esgoto sendo desenvolvido pelo município. “A cada ano, implementamos melhorias com novas obras que traduzem em aumentar a condição de saneamento ambiental de Uberaba”, conclui.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia