JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 02 de julho de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Continua depois da publicidade



Cidade fica em 8º lugar em ranking

Uberaba ficou em 8º lugar no ranking de saneamento básico divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto Trata Brasil

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

- Por Daniela Brito Última atualização: 17/08/2012 - 01:52:23.

Uberaba ficou em oitavo lugar no ranking de saneamento básico divulgado nesta quinta-feira (16) pelo Instituto Trata Brasil. O estudo foi realizado nas cem maiores cidades do País com base nos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNISB), publicado pelo Ministério das Cidades, tendo como referência o ano de 2010. A cidade alcançou 7,89 pontos, ficando atrás de Santos (SP), Maringá (PR), Franca (SP), Uberlândia (MG), Jundiaí (SP), Sorocaba (SP) e Limeira (SP). O pior desempenho ficou com Macapá (AP) com nota total de 0,79.

O levantamento contou com a aferição de vários indicadores como parcela da população atendida com água tratada e coleta de esgotos, perdas de água, investimentos, avanços na cobertura e o que é feito com o esgoto gerado.

A cidade alcançou destaque nos níveis de perdas de água de 12,74% - bem inferior à média nacional de 40,46%. No indicador de esgoto tratado por água consumida, Uberaba obteve 53,91%.

O presidente do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau), José Luiz Alves, comemora o resultado do estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil. “Este resultado é fruto do trabalho que vem sendo feito. Nosso esforço está sendo reconhecido e, tenho certeza, que irá melhorar ainda mais no levantamento do ano que vem”, diz o presidente lembrando que estudo tem como referência o ano de 2010.

Ele garante que com o fechamento do SNISB, referente ao ano de 2011, a cidade irá subir no ranking, visto que existe uma programação de investimento na área de saneamento de água e esgoto sendo desenvolvido pelo município. “A cada ano, implementamos melhorias com novas obras que traduzem em aumentar a condição de saneamento ambiental de Uberaba”, conclui.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia
Fechar