JM Online

Jornal da Manh√£ 47 anos

Uberaba, 22 de novembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SE√á√ēES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Procissão do Encontro reuniu centenas de fiéis da cidade

Uma das cerim√īnias mais tradicionais foi realizada na noite de ontem e reuniu centenas de fi√©is nas ruas da cidade

Última atualização: 30/03/2010 - 11:35:34.

Uma das cerimônias mais tradicionais que marcam a celebração da Semana Santa, a Procissão do Encontro, foi realizada na noite de ontem e reuniu centenas de fiéis nas ruas da cidade.

De acordo com o padre Paulo Aparecido Porta, pároco da Catedral Metropolitana, a cerimônia é das mais antigas da religião católica e, depois de uma interrupção, foi retomada há 25 anos em Uberaba. “A procissão sinaliza a 4ª estação da via sacra, quando Maria encontra Jesus Cristo a caminho do calvário”, afirma o padre, lembrando que uma das características mais marcantes do ritual foi perdida com o tempo. “Antes, homens e mulheres se dividiam nas duas procissões, mas hoje essa distinção de gênero não existe mais”, observa.

Na cerimônia de ontem, a imagem de Nossa Senhora das Dores saiu da Igreja Santíssimo Sacramento, acompanhada pelas filas de devotos, enquanto, da Escola Estadual Minas Gerais, os fiéis saíram seguindo a representação de Nosso Senhor dos Passos até a Catedral, onde o encontro ocorreu e foram realizados terço e homilia. “É uma das celebrações mais bonitas de toda a semana”, conta.

A programação da Semana Santa segue hoje com a realização de vias sacras em todas as paróquias da cidade.

Amanhã, acontece a missa da Unidade ou Benção dos Óleos, que reúne todo o clero e representantes da arquidiocese em celebração realizada às 17h, na Catedral.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia