CIDADE

Durante reforma, alunos de escola municipal de Uberaba assistem aula no corredor de outra unidade

Escola Municipal Professor Paulo Rodrigues está em adequação para obter AVCB

Letícia Marra
Publicado em 18/08/2022 às 21:10Atualizado em 18/12/2022 às 15:59
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Alunos do maternal, pré-I e pré-II da Escola Municipal Professor Paulo Rodrigues estão realizando atividades no corredor de outra unidade escolar durante reforma para obtenção do AVCB. “Uma prefeitura inaugurando escola zero bala na cidade. E deixando esse tipo de coisa acontecer”, relatou denúncia anônima à reportagem do Jornal da Manhã.

Questionada pelo JM, a Secretaria de Educação respondeu, em nota, que os alunos estão ocupando três salas na Escola Santa Maria e algumas atividades são realizadas no corredor, que é parcialmente coberto e arejado.

As obras para obtenção do AVCB visam adequar o prédio da unidade de ensino às medidas de segurança para servidores e alunos.

Conforme o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo Município e o Ministério Público em 2016, as obras na E.M. Professor Paulo Rodrigues deveriam ter iniciado em dezembro de 2019. Entretanto, a Ordem de Serviço com esse fim foi assinada somente em 10 de junho, com prazo de três meses para conclusão do serviço.

Nota na íntegra

"Em razão das obras de adequação na sede da Escola Municipal Professor Paulo Rodrigues, para obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), alunos das turmas de maternal, pré-I e pré-II estão assistindo aulas na Escola Municipal Santa Maria.

Esses alunos estão ocupando três salas gentilmente cedidas pela direção da escola, as quais foram preparadas para atender as turmas, conforme a faixa etária. Para algumas atividades, os alunos ocupam mesas e bancos instalados em um corredor na E.M. Santa Maria, que é parcialmente coberta e arejada.

A alimentação escolar para as turmas da E.M. Professor Paulo Rodrigues é ofertado em local independente dos demais alunos matriculados na Santa Maria. As turmas também são servidas por banheiros exclusivos.

O arranjo organizado pela Semed, com apoio das gestões das unidades de ensino, é um paliativo, para atender a uma situação pontual. Conforme Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo Município e o Ministério Público em 2016, as obras na E.M. Professor Paulo Rodrigues deveriam ter iniciado em dezembro de 2019.

As obras para obtenção do AVCB visam adequar o prédio da unidade de ensino às medidas de segurança para servidores e alunos. A Ordem de Serviço com esse fim foi assinada em 10 de junho, com prazo de três meses para conclusão do serviço.

A empresa MZ Construção e Administração de Obra Ltda fará a instalação de equipamentos de proteção e combate a incêndio, pintura e adequações gerais, ao custo de R$ 197.340,38."

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