CIDADE

Uberaba investiga morte suspeita de varíola dos macacos; caso é de uma mulher de 43 anos

Publicado em 18/08/2022 às 18:46Atualizado em 18/12/2022 às 16:24
Compartilhar

Um novo caso suspeito de varíola dos macacos é investigado pela Secretaria Municipal de Saúde em paciente mulher que veio a óbito nesta quinta-feira (18). Segundo a pasta, a paciente de 43 anos foi atendida em uma instituição de saúde da cidade, submetida, na quarta-feira (17), à coleta de amostras clínicas para exames laboratoriais e que veio a óbito nesta quinta-feira (18). No entanto, a pasta reforça que o caso não apresenta o preenchimento de todas as características de suspeitas da doença.

Com isso, são três casos suspeitos da doença que aguardam análise no laboratório de referência do Estado, a Fundação Ezequiel Dias. As investigações seguem o protocolo definido pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.

Lembrando que já chegam a 159 os casos positivos de varíola dos macacos em Minas Gerais, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (18) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Se confirmado, este será o segundo óbito pela doença registrado em Minas Gerais. O primeiro é de um paciente de 41 anos, com doenças crônicas, que morava em Belo Horizonte.

Os casos foram comunicados ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs)-MG, que compõe a Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública, conforme protocolo estabelecido.

Uma capacitação regional está marcada para esta sexta-feira (19) sobre a doença para toda a rede municipal de saúde de Uberaba e da Macrorregião Triângulo Sul, sediada em Uberaba, que inclui mais 26 municípios. O treinamento terá explanação e possibilitará que os participantes tirem dúvidas quanto à metodologia de coleta de amostras clínicas dos pacientes e destina-se a integrantes de unidades básicas, de pronto atendimento, laboratórios e instituições hospitalares, sobretudo médicos, enfermeiros e técnicos de Enfermagem.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por