CIDADE

1º caso de varíola dos macacos é confirmado em Uberaba

Publicado em 12/08/2022 às 18:46Atualizado em 18/12/2022 às 21:12
Compartilhar

Confirmado nesta sexta-feira (12) o 1º caso positivo de varíola dos macacos em Uberaba. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que trata-se de um homem de 35 anos de idade, que teve a notificação da suspeita no dia 4 de agosto. O paciente recebeu orientações da equipe da Saúde quanto ao isolamento domiciliar e deve permanecer em quarentena até o controle total da infecção.

Na segunda-feira (8), a informação era resultado negativo para o primeiro exame laboratorial que analisa amostras clínicas dos dois primeiros casos suspeitos de varíola dos macacos notificados pela Saúde de Uberaba. São casos notificados em 30/07 e 1º/08. De acordo com informação da Pasta, a investigação da Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, continua buscando aprofundar o diagnóstico. Um paciente aguarda resultado de exames em quarentena.

Nesta sexta-feira (12), também aconteceu a primeira de duas capacitações sobre varíola dos macacos, agendadas pela SMS para toda a rede municipal de saúde, incluindo prestadores privados. Outra capacitação, desta vez presencial, vai acontecer no dia 19/08, no anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba, às 13h, com treinamento sobre a coleta de material, bem como orientações sobre os cuidados necessários aos profissionais de saúde.

As investigações seguem o protocolo definido pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. Os casos suspeitos são comunicados imediatamente ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs)-MG, que compõe a Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública, conforme protocolo estabelecido.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por