CIDADE

Alunos de creches em Uberaba estão sem carnes nas refeições

Letícia Marra
Publicado em 12/08/2022 às 14:38Atualizado em 18/12/2022 às 21:12
Compartilhar

Denúncias apontam que alunos das creches de Uberaba estão sem carne nas refeições, o que prejudica a parte nutricional do desenvolvimento das crianças. A reportagem do Jornal da Manhã conseguiu contato com algumas unidades, que confirmaram a situação e expuseram a gravidade da ausência de proteínas.

Em uma das creches, com 130 alunos em período integral, os alunos estão sem carne desde maio. Eles fazem três refeições por dia, sendo café da manhã, almoço e café da tarde. No almoço, fazem arroz e feijão. Quando tem verdura, acrescentam. Em alguns dias, fazendo vaquinha, conseguem comprar ovo ou frango. Outra relatou que recebe os alimentos semanalmente, mas a proteína veio até o final do semestre apenas.

Nos relatos encaminhados à reportagem, gestores das unidades dizem que diretores têm que desembolsar da própria carteira para comprar as carnes. “Os meninos só comem hoje bolacha. Mas reclamamos tanto que às vezes eles mandam um mísero pão”, diz um denunciante.

Em resposta aos questionamentos, a Secretaria de Educação (Semed) alega que o problema está na entrega do produto pelo fornecedor, que foi notificado pela pasta. A empresa diz que aguarda resultado da análise do pedido de reequilíbrio do contrato para efetivar a entrega.

Para suprir o consumo de proteínas, apesar do contrato vigente e com pagamentos em dia, segundo a Semed, a Seção de Alimentação Escolar reforçou o envio de queijos e ovos às unidades.

Além disso, foi lançado pregão público para contratação de uma nova fornecedora de carnes, homologado no início do mês. A expectativa, então, é de retornar o fornecimento até o final de agosto.

Confira a nota completa, na íntegra:

“A Secretaria de Educação informa que em junho deste ano, o fornecedor do produto não fez as entregas referentes aos meses de julho e agosto, sendo notificado pela Pasta. A empresa justificou que aguarda resultado da análise do pedido de reequilíbrio do contrato para efetivar a entrega.

De fato, esta solicitação está em análise, contudo, o contrato com o fornecedor segue vigente e os pagamentos estão em dia, conforme quantitativos entregues. Para suprir o consumo de proteína pelos alunos, por meio da Seção de Alimentação Escolar, a Semed reforçou o envio de queijos e ovos às conveniadas.

As ações adotadas seguem o disposto no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), segundo o qual, os municípios são responsáveis por até 70% das necessidades nutricionais dos alunos atendidos nas instituições conveniadas.

Além disso, em janeiro de 2021, a Semed abriu uma chamada pública, concluída em julho de 2022, que encontra-se em fase de análise de impacto patrimonial na Controladoria-geral do Município. Também foi lançado pregão para contratação da nova fornecedora de carnes, homologado no início deste mês.

A previsão da Semed é de retomar o fornecimento às conveniadas até o final de agosto.”

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por