CIDADE

População cobra e Elisa garante que carência por professores de apoio será suprida

Bruno Campos
Publicado em 11/08/2022 às 12:24Atualizado em 18/12/2022 às 21:14
Compartilhar

O déficit na Educação da rede municipal de ensino tem sido uma das principais cobranças do uberabense em relação ao governo de Elisa Araújo (Solidariedade). Dentre as queixas, a falta de contingente de professores de apoio para a rede pública de ensino em Uberaba encabeça a lista.

Durante passagem pelos estúdios da Rádio JM, a chefe do Executivo garantiu que "tantos quanto forem necessários, irão trazer [contratar] professores de apoio". Elisa pontuou também que, atualmente, a rede municipal de ensino conta com 470 profissionais de apoio e que outros nove estão em fase final de preparação para assumirem os cargos.

"Profissional de apoio é extremamente necessário. Nós estamos trabalhando muito para isso. O município de Uberaba é exemplo para outros municípios. Nós temos 470 profissionais de apoio nas escolas e a gente sabe que a demanda só aumenta. Só que entre esse "gap" [intervalo] da demanda acontecer e a gente contratar, realmente fica sem e a gente tem esse gargalo”, explica Elisa.

Efeitos da pandemia

Os efeitos da pandemia também reverberam na Educação. Segundo explicação dada pela prefeita, com a diminuição do poder aquisitivo de muitas famílias durante a crise econômica acarretada pela pandemia, muitos pais e responsáveis não conseguem mais custear as mensalidades do ensino particular, fazendo com que a demanda no ensino público cresça.

“A gente aumentou em quase 2 mil alunos a mais do que nos anos anteriores. A pandemia deixou muita gente com menos capacidade financeira e que migrou para o sistema público de ensino. Esse aumento não aconteceu de forma antecipada, não deu pra gente planejar. Começou o processo de matrícula e conforme foi acontecendo, alunos foram entrando. À medida que os pais não podem mais pagar uma escola particular, vão migrando para uma escola pública e a demanda vai aumentando e a gente tem que se organizar para poder atender a todos. Há um gargalo mesmo, há um “gap” [intervalo] entre o aluno entrar e a gente contratar”, justifica Elisa.

Novo Crei

No começo do mês de agosto, foi inaugurado, em Uberaba, o espaço do novo Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI), unidade responsável por receber crianças que necessitam de uma educação inclusiva, anteriormente alojada dentro do Cemei Boa Vista. Apontado por Elisa, o espaço “não era adequado, era misturado com uma unidade de esportes”.

“Agora ele [CREI] está em um espaço novo em um prédio cedido pelo Governo do Estado. É um espaço para acolher não só as crianças, mas também os pais das crianças. O CREI é um local onde, dali, saem os professores capacitados para trabalharem nas escolas municipais diversas onde temos essa demanda [por professores de apoio]” Estamos com muito cuidado, trabalhando no sentido de prover essas faltas, mas existe um tempo até o professor chegar lá na ponta e precisamos cumprir os trâmites legais”, finaliza a prefeita de Uberaba.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por