CIDADE

Cerca de 3 mil quilos de material eletroeletrônico são recolhidos em Uberaba

Publicado em 10/08/2022 às 18:58Atualizado em 18/12/2022 às 21:16
Compartilhar

A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) promoveu a primeira remessa de eletroeletrônicos em desuso, recebidos pela Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos. Um total de 3,5 toneladas de equipamentos foi recolhido pela Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos (Abree), após um mês de funcionamento do serviço em Uberaba. Pelo convênio assinado entre Codau e Abree, a associação é responsável pela retirada dos produtos armazenados em Uberaba e pela destinação ambientalmente correta.

Entre os 367 itens e um bag de 1000 litros com partes de equipamentos recolhidos estavam 71 monitores de LED/LCD, a peça mais entregue pela população. Na sequência estão 67 monitores de tubo, 60 teclados, 49 CPUs e 34 televisores de tubo. Impressoras, ventiladores, telefones, modens, notebooks, entre outros, também estão na lista da primeira remessa.

“Essa quantidade de material entregue mostra que a Central de Logística Reversa era uma necessidade da população, que agora tem um ponto para descartar corretamente seus eletroeletrônicos em desuso. Na Central, os equipamentos são armazenados adequadamente e, a partir de duas toneladas acumuladas, a Abree já pode ser acionada para fazer a retirada”, explicou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.

A Central de Logística Reversa foi inaugurada no dia 1º de julho, pelo Ministério do Meio Ambiente e a Prefeitura de Uberaba, por meio da Codau. O espaço funciona no Centro de Tecnologia e Educação Ambiental (Ceta), instalado no Parque das Barrigudas, e recebe produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos de uso doméstico descartados pela população. O funcionamento para a entrega dos materiais é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Podem ser descartados na Central, por pessoas físicas, produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos e seus componentes, tais como geladeira, fogão, computador, celular, rádio, televisão, bebedouro, cafeteira, câmeras de vídeo e fotográfica, impressora, máquinas de lavar roupa e louça, ventiladores de teto e mesa, modem, roteador, micro-ondas, entre outros.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por