CIDADE

Parques de Uberaba podem ser entregues à iniciativa privada, diz Elisa

Rafaella Massa
Publicado em 10/08/2022 às 18:53Atualizado em 18/12/2022 às 21:16
Compartilhar

Foto/Arquivo

Alvo de frequentes denúncias com relação à falta de manutenção, o Parque das Acácias (Piscinão) deve passar a ser administrado pela iniciativa privada em breve, segundo a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, em entrevista à Rádio JM nesta quarta-feira (10). A chefe do Executivo ainda conta que outros parques da cidade devem passar pelo mesmo processo.

Segundo Elisa, a concessão é uma saída para as dificuldades que o poder Público encontra no gerenciamento de grandes espaços. “Há uma dificuldade na gestão desses espaços, na manutenção desses espaços. Por exemplo, o Piscinão, quem toma conta dele é a Funel. A Funel não tem recurso para poder fazer a manutenção como deveria. Já lá no Parque das Barrigudas, é a Codau quem administra, lá está ótimo. Então, é assim, cada pasta tem um recurso em um planejamento para fazer”, explica.

Ainda de acordo com a prefeita, mesmo com a concessão, o acesso da população aos parques continuará gratuito, mas as empresas podem encontrar formas de explorar o local para lucrar. “A gente abre para a exploração desses espaços públicos, mas de forma gratuita. A comunidade acessa o serviço de forma gratuita, mas ali dentro ele pode explorar o aluguel de uma lanchonete, diversas formas de ganhar dinheiro”, conta.

Elisa finaliza afirmando que acredita que a concessão é a saída para ofertar um serviço de maior qualidade à população, referindo-se aos parques. “Eu acredito muito nesse modelo de Parceria Público-Privada, porque faz a manutenção que o Município não consegue fazer. Uma contratação de um maquinário, de uma pessoa para estar lá, para fazer a manutenção bem feita, de um jardineiro para deixar o local bonito. E a gente consegue dar à população, que é a quem interessa o serviço público, um local adequado para curtir com a família e tudo. Então, a gente está estudando essa modelagem de concessão nesses espaços públicos, argumenta.

De acordo com a Prefeitura Municipal de Uberaba, desde segunda-feira (8), o serviço de poda e capina é feito no Piscinão, seguindo cronograma de limpeza predefinido entre a Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel) e a Codau. “Informamos, ainda, que o espaço recebe manutenção constante nas redes hidráulica e elétrica, e no cercamento de seu entorno, em razão dos atos de vandalismo recorrentes no local. Aproveitamos a oportunidade para pedir à população que acione imediatamente a Polícia Militar (190) ou a Guarda Municipal (153), caso presencie atos de invasão e/ou depredação no Parque” finaliza a nota.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por