CIDADE

Mapeamento LGBT+ deve ser retomado nesta quinta, após reformulação do Comitê de Ética

Letícia Marra
Publicado em 10/08/2022 às 12:03Atualizado em 18/12/2022 às 21:17
Compartilhar

Após ser retirado do ar por não estar dentro das normas exigidas pelo Comitê de Ética, o 1° Mapeamento da População LGBTQIAP+ de Uberaba deve ser disponibilizado novamente nesta quinta-feira (11).

Segundo a Coordenadoria de Políticas LGBT+, a plataforma de pesquisa foi fechada temporariamente para que não fosse coletado nenhum dado antes do parecer técnico e o Conselho de Ética decidiu pela não obrigatoriedade da submissão do projeto.

Esse parecer positivo agilizaria o início do Mapeamento, que deve ter caráter apenas censitário, ou seja, coleta de dados estatísticos. Além disso, nenhum dado sensível será vinculado ao respondente, como nome, CPF ou Identidade.

O estudo será acompanhado pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Coordenadoria de Políticas LGBT+ e pelo Coletivo pela Diversidade Beth Pantera, balizado pelo Professor Doutor Rafael De Tilio, líder do Lepesege/UFTM (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Sexualidades e Gêneros), que foi quem deliberou as correções e garantiu a abertura do formulário na quinta-feira.

Cabe destacar que o mapeamento, sem a necessidade de submissão ao Conselho de Ética, não necessita de um Pesquisador Científico conduzindo e coordenando o projeto. Porém, a Coordenadoria de Políticas LGBT+ achou por bem contar com o apoio pedagógico e científico do Prof. Rafael De Tilio, especialista na área, a fim de balizar a produção do projeto, a composição do questionário e a apuração de dados.

O formulário de pesquisa para o mapeamento do público LGBT+ de Uberaba estará disponível a partir desta quinta-feira (11), pelo mesmo link, já divulgado, https://forms.gle/Pb3byZLNgT4SfrCw6. O respondente não terá que se identificar. Apenas um e-mail será necessário para efetivação do cadastro e a participação da pesquisa.

Mapeamento. A Prefeitura de Uberaba, por meio da Coordenadoria de Políticas LGBT+, um dos setores da Fundação Cultural, lançou, no dia 4 de agosto, o Mapeamento da Comunidade LGBT+ seccionado em quatro eixos: saúde, educação, violência e trabalho e renda. A apresentação do Mapeamento ficou a cargo de Thais Villa, membro da equipe organizadora e participante do Coletivo pela Diversidade Beth Pantera, que logo após a exposição do projeto respondeu dúvidas da população sobre o assunto.

A partir do lançamento, uma equipe se encarregará de coletar esses dados, tanto on-line, por meio de um formulário, quanto presencialmente, pelas ruas da cidade. Um questionário com 48 questões será aplicado na coleta desses dados. As questões foram organizadas por especialistas.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por