CIDADE

Banco de leite materno de Uberaba tem redução de cerca de 24% em 2022

Somente em maio, foram contabilizados 27 bebês que precisavam da doação

Letícia Marra
Publicado em 03/08/2022 às 11:32Atualizado em 18/12/2022 às 21:32
Compartilhar

Atualmente, em Uberaba, o banco de leite humano materno conta com 45 doadoras cadastradas. Entretanto, no primeiro semestre de 2022, o fluxo de doações caiu 24%, em relação ao ano passado. De janeiro a junho de 2022, foram arrecadados 230 litros, contra 299 no mesmo período de 2021.

Prefeitura de Uberaba explica que a doação de leite humano é importante para que os bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães tenham a chance de receber os benefícios do leite materno. A oferta de leite humano contribui para o desenvolvimento adequado e recuperação mais rápida, reduzindo o tempo de internação.

Em julho, o volume de leite humano coletado foi de 46,9 litros. Desse número, 25,92 litros foram distribuídos para 17 receptores. A coleta é feita no Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism), por mulheres que estão amamentando seus bebês e que têm um excedente de leite. Para se tornar uma doadora, basta procurar o Caism para receber todas as orientações.

De janeiro a abril, a média de bebês que necessitam do leite doado era de 14 ao mês. Em maio, o número chegou a 27. O Governo Municipal explica que é importante que se faça sempre um chamamento à sociedade para estimular a doação de leite materno, por isso a necessidade de divulgação constante.

O Leite Humano Materno é distribuído para os bebês que estão internados na UTI Neonatal do Hospital Escola - HC e Hospital Universitário - MPHU, de acordo com a avaliação e prescrição médica. Os bebês que recebem o leite humano pasteurizado são bebês da UTI Neonatal, sempre mediante prescrição médica.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por