CIDADE

Fiscalização não registra autuações no primeiro final de semana de uso das câmeras em Uberaba

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 04/07/2022 às 10:07Atualizado em 18/12/2022 às 21:45
Compartilhar

Ninguém foi autuado no primeiro final de semana de utilização das câmeras de videomonitoramento para fiscalização do trânsito em Uberaba. A informação é do chefe da Seção de Fiscalização de Trânsito, Roberto Mauro Dias, em entrevista à Rádio JM nesta segunda-feira (4). Segundo o responsável, o resultado representa a “mudança imediata no comportamento dos motoristas uberabenses”.

Conforme o levantamento feito pela Secretaria de Defesa Social (Sds), apesar de nenhuma autuação lavrada, foram flagrados episódios de avanço de sinal vermelho nas ruas da cidade. A infração, inclusive, é a mais comum no tráfego de veículos. No entanto, até o fechamento da matéria, ainda não há o balanço completo de quantos carros foram flagrados. “Nós não fechamos o número exato porque estamos fazendo o balanço e no final da tarde devemos fechar”, disse Roberto.

“Para o primeiro final de semana, o resultado foi bom. Foi bom não porque tivemos autuações, pelo contrário, não tivemos autuações. Se não tivemos, é porque as pessoas já estão mudando o seu comportamento no trânsito. Representa uma consciência maior por parte dos motoristas”, declarou o chefe de fiscalização.

Questionado, Roberto Mauro respondeu que os suportes de celular utilizados por motoristas de aplicativos não são enquadrados em qualquer infração. Desta forma, o uso do equipamento está liberado, contanto que não desvie a atenção do condutor durante a viagem. “Ele é um suporte para que a pessoa tenha acesso ao GPS. O celular, quando utilizado como GPS, pode estar lá. Mas a pessoa não pode desviar a atenção para manusear o celular. A existência do suporte no pára-brisa não é infração de trânsito”, explica.

Outro ponto levantado na entrevista foi a condição das sinalizações urbanas. De acordo com o fiscal, casos como a faixa de pedestres desgastada serão alvo de revitalização por parte de setor específico da Sds. O intuito é garantir que o motorista enxergue com clareza as condições da via.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por