CIDADE

UFTM e Prefeitura assinam acordo de cooperação técnica e científica em projetos de fitoterapia

Publicado em 30/06/2022 às 22:00Atualizado em 18/12/2022 às 21:51
Compartilhar

(Foto/Divulgação)

Foi assinado na tarde desta quinta-feira, 30 de junho, às 15h30, em evento realizado no Prédio da Reitoria da UFTM, o Acordo de Cooperação Técnica e Científica entre a Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e UFTM para ações de implantação e estruturação do Centro de Produção e Pesquisa em Fitoterápicos - CEFITO da UFTM e da Farmácia Viva no município de Uberaba.

A assinatura do acordo contou com a presença do reitor da UFTM, professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, da prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, do secretário de Saúde, Sétimo Bóscolo Neto, e de autoridades e membros da comunidade convidados. O evento contará em sua programação ainda com a palestra “Plantas medicinais e fitoterápicos: uma visão de futuro”, proferida pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFTM, professor Carlo José Freire de Oliveira.

A parceria entre as instituições tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento de ações que garantam o acesso de usuários do Sistema Único de Saúde – SUS a produtos fitoterápicos para tratamento de doenças, com qualidade, segurança e eficácia, conforme a Política e o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos - PNPMF e da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS.

O acordo foi construído em várias reuniões, observando a legislação e portarias do Ministério da Saúde para que o projeto atenda o padrão de boas práticas farmacêuticas e seja possível oferecer para o cidadão um medicamento fitoterápico com eficácia e segurança.

Um dos aspectos da parceria envolve a produção de plantas utilizadas para a produção de medicamentos fitoterápicos. Em um espaço, doado para a UFTM, será criado o Horto Medicinal e tanto a Prefeitura quanto a UFTM providenciarão a estrutura necessária para que essa produção atenda ao proposto no acordo de cooperação.

O acordo de cooperação técnico-científica prevê que a UFTM deverá cooperar no desenvolvimento da estrutura física, técnica e científica para a consecução de pesquisas científicas e produção de medicamentos fitoterápicos. Também deverá disponibilizar servidores, colaboradores, discentes, laboratórios, bibliografia e outros recursos, já constantes na sua estrutura. Além disso, deverá fornecer medicamentos fitoterápicos para a rede pública, ofertar cursos, treinamentos ou especializações voltadas para o uso de fitoterápicos e, quando cabível, outras práticas integrativas e complementares que envolvam plantas medicinais.

Em contrapartida, a Prefeitura Municipal de Uberaba deverá disponibilizar pessoal, equipamentos, conhecimento técnico, instalações, dados, bibliografia e outros recursos, já constantes na sua estrutura; disponibilizar formulações de medicamentos fitoterápicos à população, manipulados no Laboratório de Manipulação de Medicamentos Fitoterápicos da SMS/Uberaba, atendendo às prescrições médicas e de profissionais especialistas e habilitados do SUS; manter o acompanhamento da evolução e avaliação médica em relação ao uso de medicamentos dispensados pela farmácia fitoterápica; promover o controle e a rastreabilidade dos produtos fitoterápicos produzidos nesta parceria; e possibilitar a abertura de estágios para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas a produção de fitoterápicos.

Após a assinatura do acordo, serão desenvolvidas ações como a seleção e capacitação dos profissionais que vão atuar e a seleção das plantas e medicamentos que serão produzidos. A expectativa é que o acordo proporcione entre seus resultados um estoque eficiente que atenderá às necessidades do município e auxiliará no tratamento de diversas comorbidades, trazendo qualidade de vida para a população.

Centro de Produção e Pesquisa em Fitoterápicos da UFTM

O Centro de Produção e Pesquisa em Fitoterápicos da UFTM - CEFITO é uma unidade em fase final de construção instalada na unidade da UFTM na Univerdecidade. Ele tem como proposta ser mais um braço da pesquisa realizada na instituição, mas com foco na produção de fitoterápicos e também de pesquisas sobre os efeitos desse tipo de tratamento. O local será utilizado para a produção de fitoterápicos liberados para consumo com o objetivo de atender a demanda de unidades de saúde e hospitalares. Além disso, será utilizado por pesquisadores interessados nas diversas aplicações para essa área. Entre as atividades previstas, estão a realização de cursos, distribuição de plantas com propriedades fitoterápicas para a comunidade e ações em parceria com equipes de saúde sobre a utilização de fitoterápicos. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por