JM Online

Jornal da Manhã 50 anos

Uberaba, 11 de agosto de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Continua depois da publicidade



Pelo menos mil pessoas devem visitar o túmulo de Chico Xavier nos próximos dias

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

29/06/2022 - 15:07:04. Última atualização: 29/06/2022 - 15:08:02.

A previsão da Prefeitura de Uberaba é de que ao menos mil pessoas visitem o túmulo de Chico Xavier, no Cemitério São João Batista, até o dia 2 de julho. Nesta quinta-feira (30), completa-se 20 anos do falecimento do médium, que se tornou a maior figura da religião espírita no Brasil e é peça importante da história da cidade de Uberaba.

Para receber os visitantes, a PMU informou que haverá sinalização específica no Cemitério, além de uma equipe preparada para orientar os turistas no caminho até o jazigo do líder espírita. A Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) decidiu pela abertura do portão principal do cemitério, além daquele próximo à Capela Ecumênica, que já vem sendo utilizado.

Segundo o superintendente de Serviços Urbanos, Tulio Bento, conforme havia sido estabelecido anteriormente, esse portão ficará aberto somente em ocasiões especiais e, mesmo assim, com um servidor monitorando o fluxo de pessoas. “Essa medida visa dar maior segurança para as pessoas que estão no interior do São João Batista, evitando ainda furtos de peças dos túmulos”, disse.

Além disso, a partir do dia 1º de julho, em adequação à demanda, o horário de atendimento ao público será das 7h30 às 18h, diariamente.

Segundo o diretor do Departamento de Cemitérios, Luís Henrique Nogueira Santiago, o portão do meio (que não é o principal) vai permanecer fechado, tendo acesso somente para veículos com carga/descarga de materiais e embarque/desembarque de pessoas com dificuldade de locomoção ou deficiência.

Nesta semana também está sendo realizado o trabalho de reparo das concertinas em torno do cemitério. Cerca de aproximadamente 450 metros de concertina serão trocados ou instalados. As vias entre os túmulos também foram limpas e roçadas. “Foram retiradas cerca de 10 toneladas de sujeira, incluindo mato, galhos e lixo que as pessoas jogam inadequadamente pelo local”, salientou.

Conforme Luís, ainda está sendo realizada a adequação dos guichês de atendimento para dar aos servidores mais segurança e aos munícipes, mais humanidade no atendimento. “Os guichês serão fechados com acrílico, ficando apenas o espaço para atendimento individual, como nas casas lotéricas. Os munícipes passarão a ser atendidos sentados, protegidos de chuva, vento e frio”, afirmou.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia
Fechar