JM Online

Jornal da Manhã 50 anos

Uberaba, 11 de agosto de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Continua depois da publicidade



Saiba como será a fiscalização do trânsito por videomonitoramento em Uberaba

Agentes de trânsito iniciaram treinamento na Central de Monitoramento do antigo Cidade Vigiada

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

29/06/2022 - 12:04:04. - Por Letícia Marra Última atualização: 30/06/2022 - 06:39:38.

Câmeras de videomonitoramento passam a fiscalizar infrações de trânsito em vias que serão devidamente sinalizadas (Foto/Jairo Chagas)

Campeã dos locais com maiores registros de imprudências, a Avenida Dona Maria de Santana Borges será fiscalizada por câmeras, com possibilidade de multas, a partir de 1º de julho, juntamente com outras principais avenidas de Uberaba, como Leopoldino de Oliveira, Santos Dumont, Santa Beatriz e Guilherme Ferreira. Parte da equipe dos agentes de trânsito passam por período de instrução na Central de Monitoramento do Cidade Vigiada, preparando-se para o início da fiscalização remota.

A partir de 1º de julho, 120 câmeras de vigilância começarão a ter mais uma utilidade e auxiliarão no monitoramento de motoristas e motociclistas que cometam qualquer infração de trânsito, exceto excesso de velocidade. As imagens serão armazenadas no banco de dados do sistema, para futuros efeitos, como uma defesa prévia ou recurso de infrações, à disposição da justiça.

No entanto, a expectativa é que o número de aparelhos seja ampliado, com possibilidade de ampliação para até 160 câmeras, que serão utilizadas para prevenção de ocorrências, tornando o trânsito mais civilizado e mais humano, preservando vidas, conforme avaliação do secretário de Defesa Social, Glorivan Bernardes.

Leia também: "Alegar ignorância não é argumento para sustentar defesa", diz secretário sobre fiscalização do trânsito em Uberaba

Na primeira turma, quatro agentes de trânsito passaram por treinamento para operação do sistema de videomonitoramento. Posteriormente, os outros 11 serão treinados para a função. No dia-a-dia, haverá revezamento por turno de serviço de agentes na central, onde também atuam Guardas Civis. Um grupo deles se encarregará da fiscalização presencial pela cidade.

De acordo com o Governo Municipal, assim como todos os casos, após o cometimento da infração de trânsito e dentro do prazo legal, o proprietário do veículo, recebe a notificação da autuação para que possa buscar sua defesa ou aguardar a multa para que seja quitada se for do seu interesse, pois a remessa é automática após o seu processamento no sistema de infrações de trânsito do município.

Segundo Glorivan Bernardes, a volta dos radares também foi motivada pela escassez de agentes de trânsito na cidade. Eles são apenas 17 em Uberaba e seriam necessários 170 para atuar nas ruas de uma cidade com 350 mil habitantes.

Veja ainda: ALTERNATIVA | Prefeitura vai retomar fiscalização por radar em Uberaba
 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia
Fechar