CIDADE

Reunião com a VLi discute aumento da malha ferroviária no Triângulo Mineiro

Tito Teixeira
Publicado em 27/06/2022 às 20:44Atualizado em 18/12/2022 às 21:58
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Reunião aconteceu ontem na sede da Aciu para se discutir a questão da malha ferroviária da região, com o foco em Uberaba (Foto/André Santos)

Nessa segunda-feira, representantes da VLi Logística estiveram em Uberaba para discutir soluções para o aumento da malha ferroviária no Triângulo Mineiro. O evento, realizado na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), foi uma iniciativa do deputado delegado Heli Grilo (União) em parceria com a Sociedade Civil Organizada (SCO).

O objetivo foi ouvir propostas para o escoamento da produção dos produtores rurais e da exportação de produtos industriais de Uberaba e região. O assunto foi abordado pelo gerente de Desenvolvimento de Negócios da VLi, Edson Zacarias, e o assessor de Relações Institucionais, José Geraldo Azevedo.

O presidente da Câmara Municipal, Ismar Marão (PSD), estava presente e, também, representantes de instituições como Aciu, 8º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Certrim, Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM), Polícia Militar, Sindicomércio, Sociedade Civil Organizada (SCO), Sindicato Rural, Sicoob e Sindicato dos Contabilistas.

Na avaliação do parlamentar, a melhor proposta para beneficiar a região é o investimento na malha ferroviária no trajeto de Chaveslândia (MG) a Uberlândia para que Uberaba também tenha uma saída para o Porto de Itaqui, no Maranhão. “Já temos saída para o Porto de Santos e, também, para o Porto de Tubarão, no Espírito Santo, se fizer a recuperação da malha ferroviária de Araxá ao Distrito Industrial III, em Uberaba. Dessa forma, Uberaba e região ficarão em uma situação geográfica bastante privilegiada, porque terá três saídas portuárias para exportação”, avalia o delegado Heli Grilo.

O deputado estadual destaca ainda que, de acordo com estudos já realizados, o caminho para Chaveslândia e Porto de Itaqui, no Maranhão, diminui em 11 dias o tempo de transporte de cargas em direção ao mercado da China. “Isso é muito importante para toda a região produtora de grãos. Além dos 11 dias a menos de transporte, esse trajeto reduz também o custo do frete para o produtor em até 40%”, reforça o delegado Heli Grilo.

Como presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia, o deputado Heli Grilo garante que vai trabalhar para que o Governo Federal faça a renovação dessa concessão para a Ferrovia Centro Atlântica (FCA). “Nós vamos continuar trabalhando nesse sentido, com gestão junto ao Governo do Estado, aos deputados federais da bancada mineira e dos deputados da Assembleia de Minas. Vamos juntar forças políticas para ajudar e muito a nossa região”, completa.

 

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